A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.16-3

Palavras-chave:

Adolescentes., Família., Políticas Públicas., Sistema Socioeducativo

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com famílias de adolescentes institucionalizados       no Sistema Socioeducativo, ressaltando sua importância do núcleo familiar no processo de ressocialização e reconstrução do projeto de vida. Usamos o método qualitativo, através de entrevistas semiestruturadas com 20 familiares de adolescentes, observações e análise de documentação relativa à Socioeducação e à família. A coleta se deu no decorrer de 2022 e 2023. Obtivemos resultados classificados nas seguintes categorias: Função da família, Políticas Públicas de ressocialização e sua importante função junto às famílias e Projeto de vida. A pesquisa, que está em vias de finalização, nos dá subsídios para compreender o papel educativo que o Sistema e as políticas públicas garantistas têm junto às famílias dos adolescentes, e permitem a formação cidadã e crítica em relação ao mundo, aos Direitos Humanos e à responsabilidade social frente ao projeto de vida dos adolescentes.

Biografia do Autor

Maria Alice Cabral Costa, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda do curso de Psicologia e aluna da iniciação científica na Universidade Estadual da Paraíba.

Cristina Miyuki Hashizume, Universidade Estadual da Paraíba

Professora do curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), orientadora do trabalho de iniciação científica. Doutora em Psicologia (USP) e membro do grupo de pesquisa (CNPq) Saúde, Subjetividade e Trabalho.

Vívian Martins Motta, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda do curso de Psicologia. Bolsista da cota 2022/2023 do projeto de pesquisa “O olhar das famílias sobre o Sistema Socioeducativo: Uma pesquisa-intervenção junto a famílias de adolescentes do sistema”

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

COSTA, M. A. C. .; HASHIZUME, C. M. .; MOTTA, V. M. . A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 29–42, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.16-3. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7093. Acesso em: 14 maio. 2024.

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