Resumo: As relações estabelecidas no espaço escolar, revelam narrativas que impossibilitam enxergar a pluralidade dos sujeitos e fenômenos, ocasionados pelas marcas sociais e culturais dos grupos que lá adentram. É nesse espaço que se tem desenvolvido pesquisas sobre letramentos, podendo ser exploradas para resistir ao silenciamento imposto pelas políticas públicas de avaliação. Foi explorado a diversidade cultural dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Rio Branco-Acre, procurando evidenciar as atitudes leitoras dos alunos fora da escola e as práticas de ensino com a Língua Portuguesa. O artigo é resultante de uma pesquisa qualitativa, para a qual foi realizada entrevista semiestruturada com dez alunos; análise de descritores de competências, principal instrumento de orientação das práticas dos professores da escola e registros de observações. O diálogo analítico aconteceu, principalmente com as abordagens de Orlandi (2011); Street (2014); Veiga-Neto (2003), Rojo (2012); Ball (2002 e 2014) e Mainardes (2006). A análise indica que as possibilidades pedagógicas que exploram multiletramentos são restritas no trabalho docente.