O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS

análises cartográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.16-7

Palavras-chave:

Trabalho docente., Socioeducação., Saúde mental e trabalho., Método cartográfico.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral cartografar o trabalho do educador em unidades socioeducativas ao identificar os saberes dos docentes, que se constroem a partir do rebatimento de influências institucionais de segurança pública e da educação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que emprega a pesquisa-intervenção e a cartografia como método de produção de entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa são professores, coordenadores e diretores que atuam ou atuaram em centros socioeducativos em duas cidades de médio porte no Nordeste do Brasil. Após análise cartográfica, construiu-se as seguintes categorias: condições de trabalho, saber docente, saúde mental e trabalho. Como considerações finais, visualiza-se os empecilhos estruturais dos centros socioeducativos, a restrição do trabalho do professor e o isolamento social destes como pontos latentes. Portanto, pesquisas e debates precisam ser difundidos para o fomento de intervenções em centros com infraestrutura e práticas não adequadas.

Biografia do Autor

Maria Clara Hilário Toscano Meneses, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Extensionista no projeto aprendendendo sobre aprender - dificuldades de aprendizagem, o qual possui como foco a socialização de informações relacionadas aos processos de aprendizagem.

Cecília Raquel Climério da Costa, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Integrante do NEPSEA: NÚCLEO DE ESTUDOS EM PSICANÁLISE NA SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTES.

Cristina Miyuki Hashizume, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora (2010) e Mestre (2003, bolsista FAPESP) em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP, professora universitária em cursos de Saúde e Educação desde 2003.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

MENESES, M. C. H. T. .; COSTA, C. R. C. da .; HASHIZUME, C. M. . O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas . Communitas, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 89–103, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.16-7. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7102. Acesso em: 12 maio. 2024.