Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dossiê Temático

v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS

O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-7
Enviado
outubro 13, 2023
Publicado
2023-12-14

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral cartografar o trabalho do educador em unidades socioeducativas ao identificar os saberes dos docentes, que se constroem a partir do rebatimento de influências institucionais de segurança pública e da educação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que emprega a pesquisa-intervenção e a cartografia como método de produção de entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa são professores, coordenadores e diretores que atuam ou atuaram em centros socioeducativos em duas cidades de médio porte no Nordeste do Brasil. Após análise cartográfica, construiu-se as seguintes categorias: condições de trabalho, saber docente, saúde mental e trabalho. Como considerações finais, visualiza-se os empecilhos estruturais dos centros socioeducativos, a restrição do trabalho do professor e o isolamento social destes como pontos latentes. Portanto, pesquisas e debates precisam ser difundidos para o fomento de intervenções em centros com infraestrutura e práticas não adequadas.

Referências

  1. ALBUQUERQUE, J. A. G. Michel Foucault e a teoria do poder. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 7, n. 1-2, p. 105-110, out. 1995. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/85209/88048. Acesso em: 30 de mai. de 2022.
  2. BASTOS, A. Do infrator ao delinquente: o biográfico em ação. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, 2002.
  3. BRASIL, ECA. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n. 8069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2021.
  4. BRASIL, SINASE. Sistema Nacional De Atendimento Socioeducativo. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Brasília-DF: CONANDA, 2006.
  5. BLEGER, J. Psico-higiene e Psicologia Institucional. 1ª edição. Editora Paidós. 2004.
  6. BORSOI, I. C. F. Da relação entre trabalho e saúde à relação entre trabalho e saúde mental. Psicologia & Saúde, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822007000400014. Acesso em: 5 jun. 2022.
  7. CARNIATO, M. H. T; CRUZ, T. M. O trabalho docente e o atendimento socioeducativo nos espaços de privação de liberdade em Tubarão/SC. Repositório Universitário da Ânima (RUNA), 2020. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16210. Acesso em: 04 jun. de 2022.
  8. CODO, W. Educação: carinho e trabalho. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
  9. DEJOURS, C. Subjetividade, trabalho e ação. Production [online], v. 14, n. 3, p. 27-34, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65132004000300004. Acesso em: 10 Out. 2022.
  10. ESTEVE, J. M. Mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. São Paulo: Edusc, 1999.
  11. FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 12 ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2021.
  12. GOFFMANN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada, 4. ed. Editora LTC, 2004. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/308878/mod_resource/content/1/Goffman%20%20Estigma.pdf. Acesso em: 05 jun. 2022.
  13. HASHIZUME, C. M. Trabalho docente e precarização nas relações laborais da educação: uma abordagem crítica. Curitiba: Appris editora, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1Rb_SwNo5GlOGZkBWDef9tixfqhUqiL3B. Acesso em: 07 jun. 2022.
  14. LANDINI, S. R. Professor, trabalho e saúde: as políticas educacionais, a materialidade histórica e as consequências para a saúde do trabalhador-professor. Colloquium Humanarum, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 08–21, 2008. Disponível em: https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/222. Acesso em: 8 jun. 2022.
  15. LEMOS, J. C. Cargas psíquicas no trabalho e processos de saúde em professores universitários. Florianópolis: UFSC, 2005 - Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina para obtenção do título de Doutor em Engenharia de Produção.
  16. Machado, Roberto. Por uma Genealogia do poder. In: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
  17. Marx, Karl. Introdução à crítica da filosofia do direito de Hegel. 1 ed., 1843. Editora: Lisboa, 1993.