TRABALHO, TDICs E ESCOLA

um tripé para pensar a saúde docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.20-22

Palavras-chave:

TDICs, Trabalho docente, Psicossociologia, Saúde.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo mapear a saúde docente e os processos de adoecimento decorrentes do uso das TDICs na atividade docente. Tal cenário se intensificou após a pandemia de COVID-19 com a efetiva implantação de sistemas educacionais a distância. O artigo descreverá pesquisa qualitativa do tipo estado da arte conforme a análise categorial temática proposta por Minayo (2012). Método: o estudo foi realizado com 18 publicações encontradas em sites de periódicos acadêmicos qualificados, que foram analisadas e agrupadas em núcleos semânticos em três categorias: Trabalho docente e desafios das TDICs nas práticas educativas; TDIC’S e formação docente e TDIC’S e aspectos pedagógico-educacionais. Como resultados foi possível perceber que apesar das relações de saúde estarem subjacentes às discussões elas não possuem ênfase nas análises, o que demonstra a necessidade de pesquisas que suscite relações entre os processos de trabalho e a saúde docente.

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Biografia do Autor

Thanara Castro da Conceição, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mestranda em Psicologia da Saúde pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem interesse nas áreas de Psicologia Escolar, Psicologia do Trabalho e Processos Psicossociais.

Cristina Miyuki Hashizume, Universidade Estadual da Paraíba

Professora da Universidade Estadual da Paraíba. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano- IPUSP.

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Publicado

19.11.2024

Como Citar

CONCEIÇÃO, Thanara Castro da; HASHIZUME, Cristina Miyuki. TRABALHO, TDICs E ESCOLA: um tripé para pensar a saúde docente . Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 20, p. 413–431, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.20-22. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8048. Acesso em: 20 jun. 2025.

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