VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.13-3

Palavras-chave:

Cotidianos, Currículo, Socioeducação

Resumo

Esta pesquisa trata dos currículos da Educação Integral pensadospraticados nos/dos/com cotidianos das Unidades Socioeducativas do Estado da Paraíba. Objetiva-se compreender os saberesfazeres cotidianos de aprendizagens e conhecimentos produzidos pelas várias formas de os sujeitos se inserirem nos espaçostempos de interação social (SANTOS, 1995, 2000). Metodologicamente, trata-se de um estudo nos/dos/com cotidianos, que fez uso das conversas. Concluímos que a conversa possibilita aberturas para alcançar as experiências vividas e o que acontece nos cotidianos que compõem a vida dos praticantespensantes. A partir das conversas dos/com os sujeitos envolvidos foi possível compreender as subjetividades envolvidas nas práticas dos docentes e o processo de atuação e transformação nos espaçostempos permitindo-os subverterconstruir os currículos.

Biografia do Autor

Abigail Sales da Costa Rocha , Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba, atualmente no 5º período. Pesquisadora do Projeto de Pesquisa: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO: REDES QUE INFLUENCIARAM A ELABORAÇÃO DOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DA PARAÍBA. Integrante do grupo de pesquisa GEPPC (Grupo de estudos e pesquisas em políticas curriculares)

Jéssyca Priscylla de Oliveira Nascimento, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC) do Centro de Educação - CE da UFPB. Bolsista no projeto de pesquisa intitulado: As redes educativas presentes no sistema socioeducativo: As políticaspráticas que subvertemconstroem cotidianamente o currículo da Educação Integral na Paraíba. Atuei como voluntária no projeto de pesquisa intitulado: Política Públicas para Educação: Redes que influenciaram a elaboração dos programas de Educação Integral no Estado da Paraíba.

Rafael Ferreira de Souza Honorato, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Políticas Educacionais (PE), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC) e membro da equipe editorial da Revista Espaço do Currículo (REC) . Possui especialização em Gênero e Diversidade na Escola (2015), licenciatura em Pedagogia (2016) pela Universidade Federal da Paraíba e licenciado em matemática pela Universidade Vale do Acaraú (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em currículos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, gênero, EJA e Socioeducação.

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1994), graduação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Atualmente é professora do Magistério Superior da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, currículo, educação integral, educação do campo e formação de professores. Editora da Revista Espaço do Currículo. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação-UFPB, na linha de Políticas Educacionais. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares; membro dos Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Práticas Educativas; Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos e Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de conhecimentos - UFES. Faz parte da Rede Latino-Americana de Estudos Epistemológicos em Política Educacional

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Publicado

2022-08-02

Como Citar

ROCHA , A. S. da C.; NASCIMENTO, J. P. de O.; HONORATO, R. F. de S.; RODRIGUES, A. C. da S. VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBA. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 26–42, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.13-3. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6082. Acesso em: 29 mar. 2024.

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