GESTÃO DO CURRÍCULO NO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL

concepção em disputa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.13-4

Palavras-chave:

gestão do currículo, ensino médio de tempo integral, política educacional

Resumo

Este estudo procura analisar a gestão do currículo no contexto de implementação da Política de Fomento ao Ensino Médio de Tempo Integral após a Lei nº 13.415/2017, a partir das ações do diretor, vices diretores e coordenadores pedagógicos, integrantes da gestão escolar de uma unidade de ensino que aderiu a essa forma de oferta educacional. Para tanto, fundamenta-se nas discussões teóricas, nas proposições oficiais e nos resultados de pesquisas que abordam o tema, com destaque para a organização do trabalho pedagógico realizado em circunstancia de Pandemia ocasionada pelo Covid-19, com provável aprofundamento das desigualdades, dualidades e diferenciações enfrentadas por estudantes brasileiros de 15 a 17 anos de idade. Conclui-se que a gestão do currículo no Ensino Médio de Tempo Integral tem sido desenvolvida num campo de disputas político-ideológicas, que repercute sobre os fazeres curriculares materializados na escola, com retrocesso nas práticas democráticas e avanço gerencial, que dificultam a implementação de um currículo integrado, mantendo as históricas práticas fragmentadas de currículo que não contribuem para a efetivação de uma formação humana integral. 

Biografia do Autor

Maria do Socorro Silva da Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (UFPA/2000). Especialização em Coordenação e Organização do Trabalho Pedagógico (UFPA/2007). Especialização em Gestão Escolar (UFPA/2014). Mestranda em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/NEB/UFPA/2020-2022). Atua como Professora pela Prefeitura de Abaetetuba/PA (2000-atual) e como Especialista em Educação pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (2008-atual). Possui experiências nas funções de Professora (2000-atual), Diretora (2005-2007), Vice-Diretora (2013-2015) e Coordenadora Pedagógica (2008-atual) de Escolas da Educação Básica.

Dinair Leal da Hora, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui Graduação em Pedagogia Administração Escolar pela Universidade Federal do Pará (1978), Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). É pós-doutorada em Administração Escolar e Economia da Educação pela USP e em Sociologia das Organizações Educacionais pela UMINHO. É Professora Adjunta da UFPA, lotada no Campus Universitário de Abaetetuba, atuando no Curso de Pedagogia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia. Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Doutorado em Rede no período de 2019 a 2020. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática, gestão educacional, política educacional, avaliação institucional e educação, educação em saúde e epidemiologia social.

Referências

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Ensino médio brasileiro: dualidade, diferenciação escolar e reprodução das desigualdades sociais. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/livro-ensino-medio-brasileiro. Acesso em: 09 jan. 2021.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Natal: Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/agos. 2015.

ARROYO, M. G. O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. In: MOLL, J. Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos espaços educativos. Porto Alegre: Penso Editora, 2012. p. 33-45.

BATTI, Monica Bez. As possibilidades de formação integral nos documentos orientadores do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) no contexto da escola. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 2016.

BRASIL. Gestão em educação escolar. Luiz Fernandes Dourado. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso/Rede E-Tec Brasil, 2012.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº9394/96, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 25 out. 2019.

BRASIL. Lei nº 13.415/2017. Altera as LDB/1996, que a Lei nº 11.494/2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236/1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF: Presidência da República, 2017b.

BRASIL. Lei nº 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024, que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 86 p. Disponível em: http://www.proec.ufpr.br/download/extensao/2016/creditacao/PNE%202014-2024.pdf. Acesso em: 25 out. 2019.

CAVALIERE, A. M. Em busca do tempo de aprender. Cadernos CENPEC, n. 2, p. 91-101, 2006.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Os desafios da construção de um Sistema Nacional de Educação. Conferência Nacional de Educação - CONAE, 2010. Reflexões sobre o Sistema Nacional Articulado de Educação e o Plano Nacional de Educação. Brasília: INEP, 2009.

FERREIRA, Eliza Bartolozzi. A contrarreforma do ensino médio no contexto da nova ordem e progresso. Campinas: Educação e Sociedade, v. 38, n. 139, abr.-jun., 2017, p.293-308.

FILEMON, Orley Olavo. Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) em Goiás: o ensino médio de tempo integral em Goiânia. 346f. Tese de Doutorado. Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2019.

GAMA, Maria Eliza Rosa; SÔNEGO, Fabrícia. Educação Integral: o que é possível por meio do programa mais educação?. Revista Práxis Pedagógica, v. 1, nº 1, jan/jul 2018.

GUARÁ, Isa Maria F. Rosa. É imprescindível educar integralmente. Caderno CENPEC, n. 2, p. 15-24, 2006.

HORA, Dinair Leal da. Política educacional e modernização falaciosa no Brasil. 1 ed. Curitiba: Appris, 2018.

HORA, Dinair Leal da; LÉLIS, Luziane Said Cometti. Gestão democrática e escola justa: uma relação orgânica. São Luiz: Cadernos de Pesquisa. Dossiê: Política, Gestão e Democracia na Educação: debates contemporâneos, v.28, n.1, 58-77, jan./mar. 2021.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. Rev. e Ampl. São Paulo: Cortez, 2012.

LIMA, Licínio C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MAURÍCIO, Lúcia Velloso (Org.). Educação integral e tempo integral. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC): Em Aberto, v. 22, n. 80, p. 1-165. Brasília abr/2009.

MENEZES, Tassia. O impacto do Novo Ensino Médio na formação de professores. Rio de Janeiro: Conexão UFRJ, set. 2021.

MOLL, J. Conceitos e Pressupostos: O que queremos dizer quando falamos de Educação Integral? Salto para o Futuro, Brasília, v. 18, n. 13, p. 11-16, ago. 2008.

MOLL, Jaqueline. Reformar para retardar a lógica da mudança no ensino médio. Brasília: Revista Retratos da Escola, v. 11, n. 20, p. 61-74, jan./jun. 2017. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/771. Acesso em: 01 jun. 2021.

MURRIE, Zuleika de Felice. Gestão do currículo na escola. In: MURRIE, Zuleika de Felice. Caderno do Gestor, v. 1. São Paulo: SEE, 2008.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Alexandre William Barbosa; CLEMENTINO, Ana Maria. A Nova Gestão Pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as). RBPAE, v. 33, n. 3, p. 707 - 726, set./dez., 2017.

OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.). Gestão Democrática da Educação: desafios contemporâneos. 11 ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2015.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; PEREIRA JUNIOR, Edmilson Antonio. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Brasília: Revista Retratos da Escola, v. 14, n. 30, p. 719-735, set./dez. 2020.

PARO, Vitor Henrique. Crítica da estrutura da escola. Cortez Editora. Edição do Kindle. 2017.

PARO, Vitor Henrique; FERRETTI, Celso João; VIANNA, Cláudia Pereira; et al. Escola de tempo integral: desafio para o ensino público. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1998.

PEREIRA, Rodrigo da Silva; SILVA, Maria Abádia da. Políticas educacionais e concepção de gestão: o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 68, p. 137-160, mar./abr. 2018.

RINALDI, Renata Portela; SILVA, Neiva Solange da. Educação Integral: entre o Passado e o Futuro. Educação em Revista, Marília, v.18, p. 121-138, 2017, Edição Especial. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/issue/view/414. Acesso em: 17 jul 2020.

RUSSO, Miguel Henrique. Trabalho e administração da escola: desenvolvimento e apropriação do sentido que assumem no processo de produção pedagógica. RBPAE, v.27, n.3, p. 361-588, set./dez. 2011.

SANDRI, Simone. A formação dos jovens em disputa no contexto do ensino médio brasileiro: proposições do ProEMI versus proposições do PJF do Instituto Unibanco. In:

SILVA, Monica Ribeiro da (Org.). O Ensino Médio, suas políticas, suas práticas: estudos a partir do Programa Ensino Médio Inovador. Curitiba: UFPR/ Setor de Educação, 2016.

SATO, Cristiane Akemi. Gestão escolar em duas escolas de ensino médio do Distrito Federal: o Programa de Ensino Médio de Tempo Integral. Dissertação de Mestrado em Educação. 2019. Universidade de Brasília. Brasília, 2019.

SANTOS, Luciola Licinio. Administrando o currículo ou os efeitos da gestão no desenvolvimento curricular. Belo Horizonte: Educação em Revista, [online], n. 33, e166063, set. 2017.

SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. Estado, capital e educação: reflexões sobre hegemonia e redes de governança. Dourados/MS: Revista Educação e Fronteiras On-Line, v.4, n.11, p.21-38, mai./ago. 2014.

SILVA, Monica Ribeiro da. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Belo Horizonte: Educação em Revista, v.34, e214130, 2018c.

SILVA Monica Ribeiro da; FERRETI, Celso João Reforma do ensino médio no contexto da Medida Provisória nº 746/2016: Estado, currículo e disputas por hegemonia. Campinas: Educação & Sociedade, v. 38, nº. 139, p.385-404, abr.-jun., 2017.

SIMIONATTO, Ivete; PFEIFER, Mariana. Responsabilidade Social das empresas: a contraface da sociedade civil e da cidadania. Porto Alegre: Revista Textos & Contextos, v. 5, n. 1, nov. 2006, pp. 1-20.

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

SILVA, M. do S. S. da; HORA, D. L. da. GESTÃO DO CURRÍCULO NO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL: concepção em disputa. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 44–55, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.13-4. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6028. Acesso em: 29 mar. 2024.