ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO

reflexões em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.13-5

Palavras-chave:

escola de tempo integral, currículo, pandemia

Resumo

A discussão elucidada no presente texto se faz a partir do contexto da escola de tempo integral e o currículo. A escola de tempo integral possui uma dinâmica própria e complexa, seja na sua construção teórica, seja na sua realidade concreta, essa complexidade se evidencia ainda mais no contexto da pandemia da COVID-19. Assim, partimos de pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMA) mestrado em educação, sobre a formação continuada de professores e a escola de tempo integral, tendo uma escola pública da rede municipal de São José de Ribamar - MA, como objeto de estudo. Consideramos nesse recorte, o questionamento feito aos professores: Para você, quais condições são fundamentais para um bom funcionamento da escola de tempo integral? Dessa forma, são inclusos trechos da entrevista realizada na escola pesquisada. Fazemos algumas relações com o currículo e algumas atualizações com base em pesquisa bibliográfica e o contexto da pandemia. Para tanto, buscamos as contribuições de Cavaliere (2007), Maurício (2009), Santos (2021), Nóvoa e Alvim (2021), dentre outros. Consideramos, ainda, que esse recorte de discussão não alcança a plenitude de seus significados, visto que, a escola de tempo integral se (re) inventa a cada momento, mas que há muito a ser aprendido e aprofundado com as experiências de escola de tempo integral.

Biografia do Autor

Erika Christianne Sousa Pereira de Almeida, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (PPGE/UFMA). Professora do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica (UFMA). Especialização em Supervisão, Gestão e Planejamento Educacional (IESF). Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica (IESF). Integrante do grupo de pesquisa Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente (UFMA). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora das Séries Iniciais da Rede Municipal de Educação de São Luís - MA.

Lélia Cristina Silveira de Moraes, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2001) e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Maranhão, com atuação na graduação e pós-graduação em educação. É membro do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente. Editora da Revista Educação e Emancipação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA, desde 2011. Integra o Conselho Gestor do Portal de Periódicos UFMA. Integra o Fórum de Editores de Periódicos da Área da Educação. Vice coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação - FEPAE/ ANPEd, no período 2015-2017. Coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das regiões Norte e Nordeste - FEPAE/NNE/ANPEd (2014 a 2017). Coordenadora do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica que integra a Escola de Gestores(SEB/MEC, período 2014/2016) Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica (2016/2018). É associada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Tem experiência na Área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, competências profissionais, educação profissional de nível técnico, formação docente, educação de jovens e adultos, gestão de sistemas educacionais e política educacional. Bolsista produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico no Estado do Maranhão - FAPEMA (Período 2015 -2019).

Referências

ARROYO. Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BRASIL. Educação integral: texto referência para o debate nacional. - Brasília: Mec, Secad, 2009.52 p.: il. – (Série Mais Educação).

CAVALIERE, Ana Maria. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educ. Soc. [online], v. 28, n. 100, p. 1015-1035, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 77.ed.-Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.

GUARÁ, Isa Maria F. Rosa. É imprescindível educar integralmente, n. 2, 2006. Disponível em: < Cadernos. cenpec.org. br>. Acesso em: 13 out. 2015.

LOPES, Alice Casemiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011. Apoio: Faperj.

MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Políticas públicas, tempo, escola. In: COELHO, Lígia Martha C. da Costa. (Org.) Educação Integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP et Alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009, p. 53-68.

NÓVOA. António; ALVIM. Yara Cristina. Os professores depois da Pandemia. Educação & Sociedade, v. 42, ano. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.249236. Acesso em: 30 mar. 2022.

OLIVEIRA, Cássia Maria Baptista de; GENUNCIO, Jenesis. Tempo integral na escola e escola em tempo integral: desafios para o tempo pedagógico. In: LIMA, Francisca das Chagas Silva; LIMA, Lucinete Marques; CARDOSO, Maria José Pires Barros (Orgs.). Educação integral: ideário pedagógico, políticas e práticas. São Luís: Edufma, 2013.

OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro; SOUZA, Maria Inês Salgado de; BAHIA, Maria Gisèlle Marques. Projeto Político Pedagógico: da construção à implementação. In: OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. (Org.). Gestão Educacional: novos olhares, novas abordagens. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009, p. 40-53.

PARO, Vitor. Educação integral em tempo integral: uma concepção de educação para a modernidade. In: COELHO, Lígia Martha C. da Costa. (Org.) Educação Integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP et Alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009, p. 13-20.

SACRISTÁN, Jurgo Gimeno. O Currículo uma reflexão sobre a prática. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTOS. Boaventura de Sousa. O futuro começa agora: da pandemia a utopia. 1.ed.-São Paulo: Boitempo, 2021.

VETORAZZI, Nilcéia Gomes. Escola de tempo integral: da convenção a participação. Dissertação (Mestrado) – Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.unicid.br/old/mestrado_educacao/dissertacoes/2011/dissertacao_nilceia_gomes_vetorazzi.pdf> Acesso em: 03 jan. 2013.

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

ALMEIDA, E. C. S. P. de; MORAES, L. C. S. de. ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO: reflexões em tempos de pandemia. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 56–65, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.13-5. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6060. Acesso em: 29 mar. 2024.