Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (PPGE/UFMA). Professora do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica (UFMA). Especialização em Supervisão, Gestão e Planejamento Educacional (IESF). Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica (IESF). Integrante do grupo de pesquisa Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente (UFMA). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora das Séries Iniciais da Rede Municipal de Educação de São Luís - MA.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2001) e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Maranhão, com atuação na graduação e pós-graduação em educação. É membro do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente. Editora da Revista Educação e Emancipação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA, desde 2011. Integra o Conselho Gestor do Portal de Periódicos UFMA. Integra o Fórum de Editores de Periódicos da Área da Educação. Vice coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação - FEPAE/ ANPEd, no período 2015-2017. Coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das regiões Norte e Nordeste - FEPAE/NNE/ANPEd (2014 a 2017). Coordenadora do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica que integra a Escola de Gestores(SEB/MEC, período 2014/2016) Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica (2016/2018). É associada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Tem experiência na Área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, competências profissionais, educação profissional de nível técnico, formação docente, educação de jovens e adultos, gestão de sistemas educacionais e política educacional. Bolsista produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico no Estado do Maranhão - FAPEMA (Período 2015 -2019).
A discussão elucidada no presente texto se faz a partir do contexto da escola de tempo integral e o currículo. A escola de tempo integral possui uma dinâmica própria e complexa, seja na sua construção teórica, seja na sua realidade concreta, essa complexidade se evidencia ainda mais no contexto da pandemia da COVID-19. Assim, partimos de pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMA) mestrado em educação, sobre a formação continuada de professores e a escola de tempo integral, tendo uma escola pública da rede municipal de São José de Ribamar - MA, como objeto de estudo. Consideramos nesse recorte, o questionamento feito aos professores: Para você, quais condições são fundamentais para um bom funcionamento da escola de tempo integral? Dessa forma, são inclusos trechos da entrevista realizada na escola pesquisada. Fazemos algumas relações com o currículo e algumas atualizações com base em pesquisa bibliográfica e o contexto da pandemia. Para tanto, buscamos as contribuições de Cavaliere (2007), Maurício (2009), Santos (2021), Nóvoa e Alvim (2021), dentre outros. Consideramos, ainda, que esse recorte de discussão não alcança a plenitude de seus significados, visto que, a escola de tempo integral se (re) inventa a cada momento, mas que há muito a ser aprendido e aprofundado com as experiências de escola de tempo integral.
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