Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

On the agenda

Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO: reflexões em tempos de pandemia

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.6.13-5
Submitted
March 31, 2022
Published
2022-08-02

Abstract

A discussão elucidada no presente texto se faz a partir do contexto da escola de tempo integral e o currículo. A escola de tempo integral possui uma dinâmica própria e complexa, seja na sua construção teórica, seja na sua realidade concreta, essa complexidade se evidencia ainda mais no contexto da pandemia da COVID-19. Assim, partimos de pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMA) mestrado em educação, sobre a formação continuada de professores e a escola de tempo integral, tendo uma escola pública da rede municipal de São José de Ribamar - MA, como objeto de estudo. Consideramos nesse recorte, o questionamento feito aos professores: Para você, quais condições são fundamentais para um bom funcionamento da escola de tempo integral? Dessa forma, são inclusos trechos da entrevista realizada na escola pesquisada. Fazemos algumas relações com o currículo e algumas atualizações com base em pesquisa bibliográfica e o contexto da pandemia. Para tanto, buscamos as contribuições de Cavaliere (2007), Maurício (2009), Santos (2021), Nóvoa e Alvim (2021), dentre outros. Consideramos, ainda, que esse recorte de discussão não alcança a plenitude de seus significados, visto que, a escola de tempo integral se (re) inventa a cada momento, mas que há muito a ser aprendido e aprofundado com as experiências de escola de tempo integral.

References

  1. ARROYO. Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
  2. BRASIL. Educação integral: texto referência para o debate nacional. - Brasília: Mec, Secad, 2009.52 p.: il. – (Série Mais Educação).
  3. CAVALIERE, Ana Maria. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educ. Soc. [online], v. 28, n. 100, p. 1015-1035, 2007.
  4. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
  5. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 77.ed.-Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.
  6. GUARÁ, Isa Maria F. Rosa. É imprescindível educar integralmente, n. 2, 2006. Disponível em: < Cadernos. cenpec.org. br>. Acesso em: 13 out. 2015.
  7. LOPES, Alice Casemiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011. Apoio: Faperj.
  8. MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Políticas públicas, tempo, escola. In: COELHO, Lígia Martha C. da Costa. (Org.) Educação Integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP et Alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009, p. 53-68.
  9. NÓVOA. António; ALVIM. Yara Cristina. Os professores depois da Pandemia. Educação & Sociedade, v. 42, ano. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.249236. Acesso em: 30 mar. 2022.
  10. OLIVEIRA, Cássia Maria Baptista de; GENUNCIO, Jenesis. Tempo integral na escola e escola em tempo integral: desafios para o tempo pedagógico. In: LIMA, Francisca das Chagas Silva; LIMA, Lucinete Marques; CARDOSO, Maria José Pires Barros (Orgs.). Educação integral: ideário pedagógico, políticas e práticas. São Luís: Edufma, 2013.
  11. OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro; SOUZA, Maria Inês Salgado de; BAHIA, Maria Gisèlle Marques. Projeto Político Pedagógico: da construção à implementação. In: OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. (Org.). Gestão Educacional: novos olhares, novas abordagens. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009, p. 40-53.
  12. PARO, Vitor. Educação integral em tempo integral: uma concepção de educação para a modernidade. In: COELHO, Lígia Martha C. da Costa. (Org.) Educação Integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP et Alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009, p. 13-20.
  13. SACRISTÁN, Jurgo Gimeno. O Currículo uma reflexão sobre a prática. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
  14. SANTOS. Boaventura de Sousa. O futuro começa agora: da pandemia a utopia. 1.ed.-São Paulo: Boitempo, 2021.
  15. VETORAZZI, Nilcéia Gomes. Escola de tempo integral: da convenção a participação. Dissertação (Mestrado) – Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.unicid.br/old/mestrado_educacao/dissertacoes/2011/dissertacao_nilceia_gomes_vetorazzi.pdf> Acesso em: 03 jan. 2013.