O INSTAGRAM E A CIRCULAÇÃO DE ‘CONHECIMENTOSSIGNIFICAÇÕES’ NOS COTIDIANOS DOS ‘DENTROFORA’ DAS ESCOLAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.21-2

Palavras-chave:

redes educativas. artefatos tecnológicos. redes sociais. Instagram

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre os processos pelos quais os múltiplos ‘espaçostempos’ dos tantos ‘dentrofora’ das escolas possibilitam, por meio dos artefatos culturais, curriculares e tecnológicos, as criações e maneiras de ‘fazerpensar’ com os cotidianos. Entendemos, nas pesquisas que desenvolvemos, as conversas como caminho metodológico ao identificar o movimento do encontro em seus diversos ‘espaçostempos’ da pesquisa. Essa metodologia privilegia a atenção ao que se apresenta durante as conversas como ação criadora. Nesse caminho, o objetivo deste artigo é compreender como são feitos os ‘usos’ das redes sociais, artefatos tecnológicos e culturais por professores pesquisadores nas suas redes sociais. No movimento de ‘verouvirsentirpensar’ com professores pesquisadores, conversamos com eles, por meio dos seus perfis da rede social Instagram, ‘espaçotempo’ que é utilizado como uma ferramenta de circulação científica e divulgação de ‘conhecimentossignificações’ das suas ‘práticasteoriaspráticas’ e lutas cotidianas para uma educação com mais equidade e que respeite todas as formas de existir no mundo.

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Biografia do Autor

Alessandra da Costa Barbosa Nunes Caldas , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Alessandra da Costa Barbosa Nunes Caldas. Possui Pós-Doutorado em Educação, Doutorado em Educação e Mestrado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ - Proped. Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Vice-líder do grupo de pesquisa “Currículo cotidianos, redes educativas, imagens e sons”, coordenado pela professora Nilda Alves.

Izadora Agueda Ovelha , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente bolsista de Doutorado CAPES (2023-2027). Integrante do grupo de pesquisa “Currículo cotidianos, redes educativas, imagens e sons”, coordenado pela professora Nilda Alves.

Maristela Petry Cerdeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista Capes. Integrante do grupo de pesquisa "Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons", coordenado por Nilda Alves. Pedagoga pela Universidade Federal do Paraná e Licenciada em Geografia. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

27.03.2025

Como Citar

CALDAS , Alessandra da Costa Barbosa Nunes; OVELHA , Izadora Agueda; CERDEIRA, Maristela Petry. O INSTAGRAM E A CIRCULAÇÃO DE ‘CONHECIMENTOSSIGNIFICAÇÕES’ NOS COTIDIANOS DOS ‘DENTROFORA’ DAS ESCOLAS. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 21, p. e8130, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.21-2. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8130. Acesso em: 23 abr. 2025.

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