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Demanda Contínua

v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO

<b>IDENTIDADE E IMAGINÁRIO RIBEIRINHO A REINVENÇÃO DOS PAPÉIS SOCIAIS A PARTIR DA ESCOLARIZAÇÃO IMPROVISADA EM PRÁTICAS HETERODOXAS

Enviado
junho 15, 2018
Publicado
2018-06-02

Resumo

Este estudo intenta, a partir de múltipla fundamentação teórica, apresentar a realidade educacional do Alto Juruá, antes da implantação da Reserva Extrativista, que se deu em práticas heterodoxas, com a iniciativa dos moradores em transferir, para professoras leigas, o trabalho formativo dos filhos. Esse contexto, apresentado em sua congênita dimensão barroca e coreografado em luzes e sombras, abriga em seu cerne antagônicas realidades, prefigurada já a partir de uma natureza exuberante, tecida e destecida por fascínios excepcionais e indisfarçáveis abismos. A escolarização improvisada dos ribeirinhos deu conta, paulatinamente, com o protagonismos de mulheres/professoras, de imprimir condições de possibilidades de reinventar os papéis sociais, de modo a garantir, mesmo com a negação do papel do Estado, a produção de resultados satisfatórios em termos de acesso ao conhecimento e às condições dele decorrente, como emprego, renda, posição social e autonomia de gênero e cidadania.    O estudo coleta narrativas sobre o processo de ensinar e aprender, sobre os itinerários percorridos no interior da floresta em direção à escola/luz, bem como os desdobramentos produzidos pela escola improvisada em práticas heterodoxas.

Referências

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