<b>IDENTIDADE E IMAGINÁRIO RIBEIRINHO A REINVENÇÃO DOS PAPÉIS SOCIAIS A PARTIR DA ESCOLARIZAÇÃO IMPROVISADA EM PRÁTICAS HETERODOXAS

Authors

  • Cleidison De Jesus Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Keywords:

IMAGINÁRIO, ESCOLARIZAÇÃO, PAPEIS SOCIAIS

Abstract

Este estudo intenta, a partir de múltipla fundamentação teórica, apresentar a realidade educacional do Alto Juruá, antes da implantação da Reserva Extrativista, que se deu em práticas heterodoxas, com a iniciativa dos moradores em transferir, para professoras leigas, o trabalho formativo dos filhos. Esse contexto, apresentado em sua congênita dimensão barroca e coreografado em luzes e sombras, abriga em seu cerne antagônicas realidades, prefigurada já a partir de uma natureza exuberante, tecida e destecida por fascínios excepcionais e indisfarçáveis abismos. A escolarização improvisada dos ribeirinhos deu conta, paulatinamente, com o protagonismos de mulheres/professoras, de imprimir condições de possibilidades de reinventar os papéis sociais, de modo a garantir, mesmo com a negação do papel do Estado, a produção de resultados satisfatórios em termos de acesso ao conhecimento e às condições dele decorrente, como emprego, renda, posição social e autonomia de gênero e cidadania.    O estudo coleta narrativas sobre o processo de ensinar e aprender, sobre os itinerários percorridos no interior da floresta em direção à escola/luz, bem como os desdobramentos produzidos pela escola improvisada em práticas heterodoxas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cleidison De Jesus Rocha, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

LICENCIADO EM FILOSOFIA; ESPECIALISTA EM FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA E EM CIÊNCIAS SOCIAIS; MESTRE EM EDUCAÇÃO; DOUTOR EM FILOSOFIA; PROF. ASSOCIADO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E LETRAS - CEL - CAMPUS DA FLORESTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

References

REFERÊNCIAS:

KANT, Imannuel. Resposta à pergunta: “Que é esclarecimento”? In: Textos Seletos. Petrópolis: Vozes, 1985.

UCHOA, J. M. S. Narrativas de profesores em formaç~çao sobre a didatiação de podcasts para o ensino de inglês na floresta. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Acre. Departamento de Letras. Programa de POós Graduação em Estudos Linguísticos. Natal, 2014.

GLISSANT, Edouard. Introdução a uma poética da diversidade. Juiz de Fora: Editora UFJR, 2005.

OLIVEIRA, Amarílio S. O Programa Asas da Florestania/Fundamental como varadouro de mão dupla: encurtando caminos entre governo, escola e povos da floresta. (Dissertação de Mestrado). Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade. Universidade Fderal do Acre. Rio Branco, 2016.

LIMA, Maria Aldecy R. Retratos, Imagens, Letras e Números colados nas paredes: representações sociais de escola para ribeirinhos do Rio Moa e Azul-AC. Rio Branco: EDUFAC, 2012.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônia: uma poética do imaginário. São Paulo: Escrituras Ed., 2001.

SOARES, Henrique Silvestre. Do outro lado do rio. Peça Teatral. Mineo. Rio Branco, 1997.

SOBRINHO, Pedro Vicente. Capital e trabalho na Amazônia. Ed. Cortez: São Paulo, 1992.

ROCHA, Cleidson de Jesus. Elas continuam lá: a invenção da escola ribeirinha como uma construção feminina. I Encontro de Representações Sociais. Universidade Federal do Amazonas. Manaus-AC, 2007.

LIMA, Elane Correia. A nova condição feminina: as mulheres do seringal. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2001.

RANGEL, Alberto. Inferno verde: scenas e scenários do Amazonas. São Paulo: Arrault, 1929.

HARDMAN, Francisco Foot. A vingança da Hileia: Euclides da Cunha, a Amazônia e a literatura moderna. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

Published

2018-06-02

How to Cite

ROCHA, Cleidison De Jesus. <b>IDENTIDADE E IMAGINÁRIO RIBEIRINHO A REINVENÇÃO DOS PAPÉIS SOCIAIS A PARTIR DA ESCOLARIZAÇÃO IMPROVISADA EM PRÁTICAS HETERODOXAS. Communitas, Rio Branco, v. 2, n. 3, p. 263–282, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1862. Acesso em: 11 jul. 2025.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.