O FÓRUM DE EJA/ES NA LUTA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO

desafios de uma agenda comum em tempos de pandemia

Autores

Palavras-chave:

direito à educação, movimentos sociais, políticas públicas, agenda comum

Resumo

Reafirmando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como direito público subjetivo e a universalização do acesso à educação como dever constitucional, o texto analisa a práxis produzida pelo Fórum de Educação de Jovens e Adultos do ES vinculada à extensão universitária, em articulação com o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) e movimentos sociais urbanos e do campo. Têm-se como aporte epistemológico Paulo Freire e estudiosos do campo dos movimentos sociais, dentre eles Alonso (2009), Bringel (2020, 2012) e Carlos (2017, 2009). O papel do Fórum/EJA/ES como movimento social, na relação com o Estado, bem como as oportunidades políticas de atuação em rede na construção, proposição e defesa de políticas públicas junto aos diferentes coletivos que atuam na luta pelo direito à educação, são investigados. Utilizando ferramentas analíticas da área, as ações coletivas, no período de pandemia, são estudadas a partir de contextos e instâncias específicas, em que diferentes sujeitos demandam cuidado e requerem condições básicas para a manutenção da vida diante do descaso do Estado. A produção de uma agenda comum torna-se uma busca, por meio de ações conjuntas com outros movimentos sociais, indicando avanços no reconhecimento da pluralidade, no âmbito dos vários segmentos, e suas reivindicações em defesa da educação e dos direitos da classe trabalhadora, nas diferentes realidades vividas pelos sujeitos da EJA, em suas singularidades, e como essas se materializam em processos de resistência.
Palavras-chave: direito à educação; movimentos sociais; políticas públicas; agenda comum.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

CASTRO DE OLIVEIRA, E.; DE ASSIS CEZARINO, K. R. .; CARVALHO, C. F. de. O FÓRUM DE EJA/ES NA LUTA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO: desafios de uma agenda comum em tempos de pandemia. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 12–24, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5300. Acesso em: 24 out. 2021.

Edição

Seção

Dossiê Temático