Biografia do Autor
Professor Titular de Sociologia da Educação do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre/UFAC. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará /UFPA (2020). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP (2001) na área de História, Política & Sociedade, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP (1997). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Acre/UFAC (1994). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1990) com habilitações em Magistério das Disciplinas Pedagógicas e Administração Escolar. Antes de ingressar no magistério superior, atuou como professor na rede pública de ensino do Estado do Acre onde, além da docência, exerceu as funções de Secretário Escolar, Coordenador Pedagógico, Técnico em Educação e professor no Curso de Magistério. Na educação superior tem experiência no ensino, na pesquisa e na extensão universitária e na gestão acadêmica tendo exercido funções de Pró-Reitor de Graduação, Coordenador de Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar, Coordenador de Curso de Licenciatura em Pedagogia, Coordenação do Mestrado em Educação da UFAC, Diretor de Programas e Projetos Especiais e Coordenador Institucional na UFAC do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica/PARFOR. É autor dos livros: "Professores para as séries iniciais: o dilema da eterna transitoriedade" (EDUFAC, 2004) e "Práticas, Rituais de Avaliação e Cultura da Escola" (EDUFAC, 2011), além de organizador das seguintes obras: "Atuação profissional em educação e saúde: conceitos e procedimentos" (CRV, 2018) e "Contextos, sujeitos e práticas de formação de professores(as): os desafios do Parfor" (CRV, 2020). Desenvolve estudos, pesquisa, produz e orienta trabalhos acadêmicos vinculados às seguintes temáticas: política educacional; políticas e programas de formação de professores, gestão e financiamento da educação da educação básica, organização e administração de sistemas de ensino, políticas de acesso e permanência na educação superior. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Acre/UFAC e do Doutorado em Educação da Rede EducaNorte da Universidade Federal do Pará/UFPA.