<b>GÊNERO E SEXUALIDADE: MAPEANDO AS COMPOSIÇÕES COTIDIANAS DE UMA ESCOLA</b>

Autores

  • Heloisa Raimunda Herneck Universidade Federal de Viçosa
  • Mariana Gonçalves Esper Turnes Universidade Federal de Viçosa
  • Jairo Barduni Filho Universidade Estadual de Minas Gerais

Palavras-chave:

Gênero e Sexualidade, Cotidiano Escolar, Formação de Professores.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo compreender as relações entre gênero, sexualidade e as dificuldades e obstáculos enfrentados pelos sujeitos que compõem um ambiente escolar bem como observar a reprodução dos papéis sociais de gênero na turma do Ensino Fundamental com alunos de nove e dez anos em uma escola rural da cidade de Viçosa – MG. Para análise utilizamos os estudos realizados por Foucault (1988) e pesquisadores ligados a estudos com os cotidianos escolares, como Ferraço (1998). Percebemos que as relações entre os alunos e a forma como as professoras lidam com as manifestações da sexualidade infantil são abordadas de forma a reproduzir ações consideradas sexistas e que reforçam o preconceito em relação ao gênero indicando uma lacuna de formação inicial e continuada no assunto. 

Biografia do Autor

Heloisa Raimunda Herneck, Universidade Federal de Viçosa

Professora Doutora no Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. Atua na área de Gestão Escolar e orienta pesquisas Formação Continuada de Professores/as com foco nos Cotidianos Escolares.

Mariana Gonçalves Esper Turnes, Universidade Federal de Viçosa

Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa

Jairo Barduni Filho, Universidade Estadual de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor na Universidade Estadual de Minas Gerais.

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Publicado

2017-11-29

Como Citar

HERNECK, H. R.; TURNES, M. G. E.; FILHO, J. B. &lt;b&gt;GÊNERO E SEXUALIDADE: MAPEANDO AS COMPOSIÇÕES COTIDIANAS DE UMA ESCOLA&lt;/b&gt;. Communitas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 435–451, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1404. Acesso em: 28 mar. 2024.