ARTEFATOS TECNOCULTURAIS, MODOS DE ‘SENTIRPENSAR’ AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.21-7

Palavras-chave:

Artefatos tecnoculturais, Artefatos curriculares, Relações interpessoais, Afetos

Resumo

O uso de tecnologias digitais nas escolas é um tema complexo que reflete os desafios da contemporaneidade, especialmente no que se refere à formação de professoras/es e à transformação das práticas pedagógicas. Ao abordarmos a interação entre tecnologias e educação, especialmente por meio das cineconversas com o filme "Ela", de Spike Jonze (2013), podemos investigar como o cinema mediador das conversas com os currículos cotidianos, propiciam reflexões acerca da relação entre humanos e máquinas, assim como sobre os impactos dos usos das tecnologias digitais no cotidiano escolar. Este texto pretende ajudar a entender como os usos de artefatos tecnoculturais, passando pelo tema emergente da inteligência artificial, incorporados aos currículos, tornam-se artefatos curriculares. Para nos ajudar nesta conversa traremos Nicolelis (2017), Nolasco-Silva (2024), Santos (2023), Alves (2019), (2024).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noale de Oliveira Toja, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu/FFP/UERJ)

Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais-Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu/FFP/UERJ). Bolsa Pós-doutorado FAPERJ nota 10. Doutora em Educação e Cotidianos - ProPEd/UERJ. Participante do GRPesq Currículos Cotidianos, Redes Educativas, Imagens e Sons, coordenado pela Dra. Profa. Nilda Alves. Colabora em projetos de educomunicação. Atua com produção audiovisual, arte e tecnologia.

Eneida Leão Teixeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd)

Doutoranda em Educação (Proped-Uerj), mestre em Educação (UFRJ) e especialista em Sociologia Urbana (Uerj) e em Design de Interfaces (UniCarioca), bacharel em Relações Públicas (Uerj) e Jornalista (MTB), é Comunicadora Social concursada pela Uerj desde 2002. Atualmente, atua no Laboratório Educação, Imagens e Sons e integra o grupo de pesquisa “Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons”, coordenado por Nilda Alv

Referências

ALVES, Nilda. Ainda disciplinas? Por quê? – Pensar essas questões com os cotidianos. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–11, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.23372.063. Disponível em: https://revistas.uepg.br/educativa/article/view/23372. Acesso em: 15 nov. 2024.

_______. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019.

CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano: artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.

GALLO, Silvio. CARVALHO, Alexandre Filordi de. “Epílogo - Por uma educação que ousa desejar – um manifesto.” IN: Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções do pensamento das diferenças para a educação. Belo Horizonte/MG: Fino Traço, 2018, 155-165.

GUÉRON, Rodrigo. Da imagem ao clichê, do clichê à imagem: Deleuze, cinema e pensamento. Editora Nau: Rio de Janeiro, 2011.

KRENAK, Ailton. Caminhos para cultura do bem-viver. (Org) Bruno Maia, Copyright © 2020 Ailton Krenak. www.culturadobemviver.org

NICOLELIS, Miguel. Muito além do nosso eu. São Paulo, Crítica, 2017.

_______. Neurocientista Miguel Nicolelis questiona em livro a inteligência artificial e seus efeitos sobre o cérebro humano. G1, São Paulo, 14/11/2020, Caderno Bem-estar, s/n, s/p. Disponível em: https://neurocientista-miguel-nicolelis-questiona-em-livro-a-inteligencia-artificial-e-seus-efeitos. Acesso em: 18 nov. 2024.

_______. Jovem paraplégico usa exoesqueleto e chuta bola na abertura da Copa. G1-Globo.com, São Paulo, 12/06/2014, Ciência e Saúde, s/n, s/p. Disponível em: https://jovem-paraplegico-usa-exoesqueleto-chuta-bola-na-abertura-da-copa. Acesso em: 18 nov. 2024.

_______. Existe mesmo inteligência artificial? [+ Nicolelis e Sacani]. Flow podcast, São Paulo, 24/06/2024, Ciência e Tecnologia. Disponível em: https://www.youtube.com/live/nicolelis. Acesso em: 18 nov. 2024.

_______. ‘Inteligência Artificial não é inteligente, nem artificial', diz Miguel Nicolelis. Band Jornalismo, São Paulo, 17,06,2024, Canal Livre. Disponível em: https://youtu.be/N_pVRc0rx-U?si=I67q2fv0fq04J3S8. Acesso em: 18 nov. 2024.

NOLASCO-SILVA, L. As Redes Educativas de ‘Práticasteorias’ Cibercorporais. EaD em Foco, [S. l.], v. 14, n. 2, p. e2266, 2024. DOI: 10.18264/eadf.v14i2.2266. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2266. Acesso em: 7 set. 2024.

SANTOS, Edmea. “Uma visão multirreferencial da educação e tecnologia: uma

entrevista concedida a Lucia Santaella”. In: SANTAELLA, Lucia. Manual Ético para o uso da Inteligência Artificial Generativa. TECCOGS – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 28, jul./dez. 2023, ISSN: 1984-3585. Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2023i28p26-43

SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo. Pisenagrama/UBU, 2023.

Produção audiovisual

Cineconversas FRIBURGO E VITORIA 13-11-24. Disponível em: https://1rfEUQekeooUO8WFML7SEC_4U1cuxhGa9/. Acesso em: 15 nov. 2024

Downloads

Publicado

27.03.2025

Como Citar

TOJA, Noale de Oliveira; TEIXEIRA, Eneida Leão. ARTEFATOS TECNOCULTURAIS, MODOS DE ‘SENTIRPENSAR’ AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS . Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 21, p. e8156, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.21-7. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8156. Acesso em: 2 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.