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Demanda Contínua

v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA

REPENSAR O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.6.13-14
Enviado
março 28, 2022
Publicado
2022-08-02

Resumo

A formação docente atravessa o pensar e o fazer docente e precisa levar em consideração as problemáticas sociais e educacionais impostas pela realidade. Logo, repensar o currículo dos cursos de formação de professores(as) com vistas à educação das relações étnico-raciais é necessário para a construção do pensar e do fazer docente, bem como um desafio para efetivação das leis 10.639/03 e 11.645/08. O estudo é de caráter qualitativo e, a partir do Estado da Questão, realizou-se um levantamento de dados que possibilitou uma aproximação e mapeamento acerca da temática abordada, bem como objetivou discutir sobre o ensino das relações étnico-raciais na formação de professores(as), observando o currículo como elemento determinante. Os achados de pesquisas demonstraram que repensar o currículo é ação importante para o atendimento das leis 10.639/03 e 11.639/03, assim como práticas e ações que propõem uma educação antirracista, entendendo que a formação inicial pode contribuir para repensar o currículo a partir de iniciativas institucionais, organizacionais, pedagógicas e didáticas.

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