REPENSAR O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.13-14

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Formação docente, Currículo

Resumo

A formação docente atravessa o pensar e o fazer docente e precisa levar em consideração as problemáticas sociais e educacionais impostas pela realidade. Logo, repensar o currículo dos cursos de formação de professores(as) com vistas à educação das relações étnico-raciais é necessário para a construção do pensar e do fazer docente, bem como um desafio para efetivação das leis 10.639/03 e 11.645/08. O estudo é de caráter qualitativo e, a partir do Estado da Questão, realizou-se um levantamento de dados que possibilitou uma aproximação e mapeamento acerca da temática abordada, bem como objetivou discutir sobre o ensino das relações étnico-raciais na formação de professores(as), observando o currículo como elemento determinante. Os achados de pesquisas demonstraram que repensar o currículo é ação importante para o atendimento das leis 10.639/03 e 11.639/03, assim como práticas e ações que propõem uma educação antirracista, entendendo que a formação inicial pode contribuir para repensar o currículo a partir de iniciativas institucionais, organizacionais, pedagógicas e didáticas.

Biografia do Autor

Najla Almeida Marques Pereira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará sob orientação da Profa. Dra. Kátia Regina Rodrigues Lima (URCA/PPGE-UECE). Professora temporária na Prefeitura de Fortaleza-CE. Participante do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica - GDESB desde o ano de 2016. Áreas de interesse e pesquisa: Formação de professores, Didática, Relações Étnico-raciais. Atualmente exerce estágio de docência na disciplina de Didática nas licenciaturas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab sob orientação da Profa. Dra. Elisângela André da Silva Costa.

Katia Regina Rodrigues Lima, Universidade Regional do Cariri - URCA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1997), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Vice-coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (06/2018 a 06/2019). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Práticas Educacionais (LAPPRAE) (2016-2019), Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, História, Educação e Artes (GPETHEA) cadastrado no Diretório do CNPq., Membro do Grupo de Pesquisa: Docência no Ensino Superior e na Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Política de Educação Superior e Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Reforma do Estado e da Educação, Democratização, Educação Superior, Docência no Ensino Superior e Educação Básica, Trabalho e Educação, Formação e Trabalho Docente, Telensino, Gestão Escolar e Desenvolvimento Regional.

Beatriz Perote Fernandes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante da rede de pesquisa Observatório das Nacionalidades. Área de interesse: Formação de professores; Educação para as Relações Étnico-Raciais; Descolonialismo e Monitoramento de projetos sociais.

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Publicado

2022-08-02

Como Citar

PEREIRA, N. A. M.; LIMA, K. R. R. .; FERNANDES, B. P. REPENSAR O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 180–194, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.13-14. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6050. Acesso em: 26 abr. 2024.