PEDAGOGIA CULTURAL DA PUBLICIDADE DO NOVO POLO

o que acontece quando o protagonista é gay?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.13-12

Palavras-chave:

Pedagogia Cultural, Protagonismo Gay, Marketing de Causas, Redes Sociais

Resumo

No que concerne as campanhas publicitárias veiculadas no país, percebe-se que ninguém reclama quando os protagonistas são brancos e heterossexuais. Todavia, o que acontece quando o protagonista é gay? De fato, foi observado que imediatamente após a publicação das cenas do anúncio do novo Polo, no perfil da Volkswagen Brasil no Instagram, muitos internautas se juntaram para acusar a marca de prática de lacração, termo comumente empregado nas redes sociais para hostilizar, menosprezar e ridicularizar o protagonismo de pobres, negros, mulheres e, sobretudo, de LGBTQIA+ nos comerciais. Mas, por outro lado, as polêmicas e controvérsias em torno das características de inclusão e diversidade da peça publicitária da VW, mostraram que a estratégia de marketing espontâneo da empresa foi bem-sucedida, tendo em vista que as cenas do anúncio viralizaram rapidamente nas redes sociais. Ampliando, assim, exponencialmente o alcance midiático da montadora. Além disso, no que diz respeito a produção de discurso a favor e contra a iniciativa da VW, a leitura e análise dos comentários, por amostragem, que foram postados no Instagram da empresa, revelaram que a linguagem foi utilizada para afirmar determinadas identidades, através da marcação de diferenças.

Biografia do Autor

Marcelo Brandão Araújo, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Fluminense (UNIFLU) - Faculdade de Filosofia de Campos (FAFIC), Especialização em Supervisão Escolar pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ), Mestrado em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (FUV) e Doutorando em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Membro permanente de comissão de autorização de funcionamento de estabelecimento privado de Ensino Fundamental, Médio, Técnico de Nível Médio e Formação de Professores (SEEDUC/RJ). Membro da Câmara de Extensão do Campus UFRJ-Macaé, Coordenador do Circuito Universitário do Campus UFRJ-Macaé e Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Inspetor Escolar da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ - LICENCIADO EM 24/01/2020), Ex-Professor de Filosofia da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), Diretor Adjunto do C. E. Jornalista Álvaro Bastos - CEJAB/SEEDUC-RJ. Membro do Conselho Municipal de Saúde de Macaé (Gestão 2021 - 2023). 

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Publicado

2022-08-02

Como Citar

ARAÚJO, M. B. PEDAGOGIA CULTURAL DA PUBLICIDADE DO NOVO POLO: o que acontece quando o protagonista é gay?. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 154–169, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.13-12. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6127. Acesso em: 24 abr. 2024.