PEDAGOGIA CULTURAL DA PUBLICIDADE DO NOVO POLO
o que acontece quando o protagonista é gay?
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.6.13-12Palavras-chave:
Pedagogia Cultural, Protagonismo Gay, Marketing de Causas, Redes SociaisResumo
No que concerne as campanhas publicitárias veiculadas no país, percebe-se que ninguém reclama quando os protagonistas são brancos e heterossexuais. Todavia, o que acontece quando o protagonista é gay? De fato, foi observado que imediatamente após a publicação das cenas do anúncio do novo Polo, no perfil da Volkswagen Brasil no Instagram, muitos internautas se juntaram para acusar a marca de prática de lacração, termo comumente empregado nas redes sociais para hostilizar, menosprezar e ridicularizar o protagonismo de pobres, negros, mulheres e, sobretudo, de LGBTQIA+ nos comerciais. Mas, por outro lado, as polêmicas e controvérsias em torno das características de inclusão e diversidade da peça publicitária da VW, mostraram que a estratégia de marketing espontâneo da empresa foi bem-sucedida, tendo em vista que as cenas do anúncio viralizaram rapidamente nas redes sociais. Ampliando, assim, exponencialmente o alcance midiático da montadora. Além disso, no que diz respeito a produção de discurso a favor e contra a iniciativa da VW, a leitura e análise dos comentários, por amostragem, que foram postados no Instagram da empresa, revelaram que a linguagem foi utilizada para afirmar determinadas identidades, através da marcação de diferenças.
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