PET E ENSINO

reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.16-22

Palavras-chave:

PET., Formação inicial., Pesquisa.

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Estadual Vale do Acaraú tem como objetivo promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação. O trabalho investiga a implicação do Programa de Educação Tutorial na formação de professores reflexivos. A investigação foi efetivada mediante pesquisa documental e de campo. Foram realizados a aplicação de questionário com sete egressos da primeira turma do Programa, que atualmente estejam em sala de aula como docentes. O ingresso no programa efetivou mudanças no comportamento acadêmico dos egressos, como a maior participação em atividades do curso, participação em grupos de estudo e eventos. Os egressos percebem objetivamente o papel do PET no seu processo de formação docente.

Biografia do Autor

Lenice Sales de Moura, Universidade Federal do Piauí

Pedagoga, mestre em educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), doutoranda na Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Picos (SEME), Piauí.

Thaís de Sousa Florêncio, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e Mestre em Educação pelo PPGEUECE. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA). Integra o grupo de pesquisa Docência e Didática no Ensino superior e na Educação Básica (GDESB). Membro da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS- CIEPCSS pelo Coletivo Nacional de Juventude Negra - ENEGRECER.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

MOURA, L. S. de .; FLORÊNCIO, T. de S. . PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes . Communitas, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 303–313, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.16-22. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7100. Acesso em: 28 abr. 2024.