Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

On the agenda

Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS

PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-22
Submitted
October 13, 2023
Published
2023-12-14

Abstract

O Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Estadual Vale do Acaraú tem como objetivo promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação. O trabalho investiga a implicação do Programa de Educação Tutorial na formação de professores reflexivos. A investigação foi efetivada mediante pesquisa documental e de campo. Foram realizados a aplicação de questionário com sete egressos da primeira turma do Programa, que atualmente estejam em sala de aula como docentes. O ingresso no programa efetivou mudanças no comportamento acadêmico dos egressos, como a maior participação em atividades do curso, participação em grupos de estudo e eventos. Os egressos percebem objetivamente o papel do PET no seu processo de formação docente.

References

  1. ANDRÉ, M. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 4. ed. Campinas: Papirus, 2005. p. 55-70.
  2. BRASIL. Portaria MEC nº 976. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.
  3. Acesso em: 22 janeiro 2023.
  4. CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.
  5. DEMO, P. Pesquisa: principio científico e educativo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
  6. FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
  7. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
  8. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
  9. LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002. p. 53-80.
  10. PIMENTA, S. G. O Estágio na formação de professores: unidade teoria e prática?. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
  11. SCHÖN, D. (1992). Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, p.77-91.
  12. TARDIF. M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
  13. THERRIEN, J. A integração das práticas de pesquisa e de ensino e a formação do profissional reflexivo educação. Santa Maria. v. 38. n. 3. p. 619-630.set. /dez. 2013.