DAS MEMÓRIAS ÀS HISTÓRIAS

a literatura de Conceição Evaristo e entrelugares de disputas afirmativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.16-11

Palavras-chave:

Conceição Evaristo., Letramento racial., Literatura.

Resumo

Este texto parte de observações levantadas durante a pesquisa desenvolvida no mestrado em educação que buscou analisar os romances Ponciá Vicêncio, Becos da Memória e o conjunto de contos de Olhos D´Água, escritos por Conceição Evaristo. Investigou-se as três obras mencionadas sob o interesse de compreender sobre o pensamento social da autora e da materialização de suas ideias por meio da narrativa que exibe sua observação sobre a realidade social. Neste texto, apresento reflexões sobre as capas das obras, por perceber a pedagogia visual desenvolvida desde a tomada do livro em mãos. Para isso, junto a noção de letramento racial crítico de Ferreira (2015), levanto observações de como as imagens protagonizam novas formas de narrar e exibir a população negra de forma valorativa e que contribui para a educação das relações étnico-raciais.

Biografia do Autor

Elenice De Paula, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina –PPGE-UFSC, Graduanda em Letras Libras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste; Professora na Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Guarapuava-PR, com a disciplina de sociologia. Graduada em História (2008) Unicentro; Sociologia Universidade Paulista (Unip), 2016.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

DE PAULA, E. DAS MEMÓRIAS ÀS HISTÓRIAS: a literatura de Conceição Evaristo e entrelugares de disputas afirmativas. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 144–158, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.16-11. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7109. Acesso em: 1 maio. 2024.