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Dossiê Temático

v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS

DAS MEMÓRIAS ÀS HISTÓRIAS: a literatura de Conceição Evaristo e entrelugares de disputas afirmativas

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-11
Enviado
outubro 14, 2023
Publicado
2023-12-14

Resumo

Este texto parte de observações levantadas durante a pesquisa desenvolvida no mestrado em educação que buscou analisar os romances Ponciá Vicêncio, Becos da Memória e o conjunto de contos de Olhos D´Água, escritos por Conceição Evaristo. Investigou-se as três obras mencionadas sob o interesse de compreender sobre o pensamento social da autora e da materialização de suas ideias por meio da narrativa que exibe sua observação sobre a realidade social. Neste texto, apresento reflexões sobre as capas das obras, por perceber a pedagogia visual desenvolvida desde a tomada do livro em mãos. Para isso, junto a noção de letramento racial crítico de Ferreira (2015), levanto observações de como as imagens protagonizam novas formas de narrar e exibir a população negra de forma valorativa e que contribui para a educação das relações étnico-raciais.

Referências

  1. ALENCASTRO, Luiz Felipe de. As cotas raciais na UNB: um parecer apresentado ao STF contra a ADPF 186. In: Flavio Gomes e Petrônio Domingues. (Org.). Políticas da Raça - Experiências e legados da Abolição e da pós-emancipação no Brasil. 1ed.São Paulo: Selo Negro, p. 403-41, 2014.
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  3. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 003/2004. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 mai. 2004.
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  11. MOREIRA, Maria Aparecida Rita. A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de literatura no ensino médio: diálogos e silêncios. Tese (doutorado), 228 fls. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2014.