<b>O CLÁSSICO RESISTE: RELEITURA ZUMBI DE JANE AUSTEN E O INCENTIVO À LEITURA</b>

Autores

  • Amanda do Nascimento dos Santos Almeida UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Obras Canônicas. Literatura Fantástica. Formação de Leitores.

Resumo

Fenômeno da cultura de massa e da evolução da tecnologia no campo da literatura, as mashups Literárias apresentam uma nova proposta de (re)leitura de obras canônicas na contemporaneidade. O gênero nascido da adaptação apropria-se de um texto da literatura clássica, inserindo-lhe elementos da dita cultura de massa. Tal produto híbrido em decorrência de seu caráter transgressor rompe com as convenções pré-estabelecidas em torno do conteúdo das obras canônicas. Tal fato suscita inúmeras indagações entre a crítica literária para possíveis debates em torno do compromisso de fidelidade, o valor da obra, conceito de originalidade dentre outras competências.

Biografia do Autor

Amanda do Nascimento dos Santos Almeida, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Especialização em Gestão Escolar pela UERJ, na qual desenvolveu trabalho de conclusão acerca dos documentos e leis que asseguram o ensino de leitura e literatura na Educação Básica. Graduação plena em Letras/Literatura pela UERJ – Faculdade Formação de Professores (com trabalho de conclusão de curso avaliado com nota máxima). Foi bolsista na modalidade Iniciação Científica CNPq em Teoria Literária, no Projeto: "A rede conceitual do(pós)moderno: discussões e (re)leituras de literatura na contemporaneidade". Foi revisora na Revista Online SoLetras projeto de Extensão. Foi estagiária na Fundação Biblioteca Nacional pelo Cetreina. Possui interesse e pesquisa nas áreas de Literatura Brasileira, Teoria e Crítica Literária, Literatura Comparada com ênfase em releituras contemporâneas.

Referências

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Publicado

2017-11-29

Como Citar

ALMEIDA, A. do N. dos S. &lt;b&gt;O CLÁSSICO RESISTE: RELEITURA ZUMBI DE JANE AUSTEN E O INCENTIVO À LEITURA&lt;/b&gt;. Communitas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 570–581, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1239. Acesso em: 19 abr. 2024.