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Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS

DAS MEMÓRIAS ÀS HISTÓRIAS: a literatura de Conceição Evaristo e entrelugares de disputas afirmativas

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-11
Submitted
October 14, 2023
Published
2023-12-14

Abstract

Este texto parte de observações levantadas durante a pesquisa desenvolvida no mestrado em educação que buscou analisar os romances Ponciá Vicêncio, Becos da Memória e o conjunto de contos de Olhos D´Água, escritos por Conceição Evaristo. Investigou-se as três obras mencionadas sob o interesse de compreender sobre o pensamento social da autora e da materialização de suas ideias por meio da narrativa que exibe sua observação sobre a realidade social. Neste texto, apresento reflexões sobre as capas das obras, por perceber a pedagogia visual desenvolvida desde a tomada do livro em mãos. Para isso, junto a noção de letramento racial crítico de Ferreira (2015), levanto observações de como as imagens protagonizam novas formas de narrar e exibir a população negra de forma valorativa e que contribui para a educação das relações étnico-raciais.

References

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