DAS MEMÓRIAS ÀS HISTÓRIAS
a literatura de Conceição Evaristo e entrelugares de disputas afirmativas
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-11Keywords:
Conceição Evaristo., Letramento racial., Literatura.Abstract
Este texto parte de observações levantadas durante a pesquisa desenvolvida no mestrado em educação que buscou analisar os romances Ponciá Vicêncio, Becos da Memória e o conjunto de contos de Olhos D´Água, escritos por Conceição Evaristo. Investigou-se as três obras mencionadas sob o interesse de compreender sobre o pensamento social da autora e da materialização de suas ideias por meio da narrativa que exibe sua observação sobre a realidade social. Neste texto, apresento reflexões sobre as capas das obras, por perceber a pedagogia visual desenvolvida desde a tomada do livro em mãos. Para isso, junto a noção de letramento racial crítico de Ferreira (2015), levanto observações de como as imagens protagonizam novas formas de narrar e exibir a população negra de forma valorativa e que contribui para a educação das relações étnico-raciais.
Downloads
References
ALENCASTRO, Luiz Felipe de. As cotas raciais na UNB: um parecer apresentado ao STF contra a ADPF 186. In: Flavio Gomes e Petrônio Domingues. (Org.). Políticas da Raça - Experiências e legados da Abolição e da pós-emancipação no Brasil. 1ed.São Paulo: Selo Negro, p. 403-41, 2014.
BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo, Companhia das Letras, 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 003/2004. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 mai. 2004.
BRASIL. Lei nº. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 01 fev. 2023.
DEVULSKY, Alessandra. Colorismo. São Paulo: Jandaíra, 2021.
DOMINGUES, Petrônio. Agenciar raça, reinventar a nação: o Movimento Pelas Reparações no Brasil. Análise Social, Revista do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, v. LIII, p. 332-361, 2018. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/analisesocial/article/view/22303 Acesso em 20 de junho de 2023.
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. 3º ed., Rio de Janeiro: Pallas, 2017.
EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.
EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. 1 ed. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Narrativas autobiográficas de professoras/es de línguas na universidade: Letramento racial crítico e Teoria racial crítica. In: FERREIRA, Aparecida de Jesus. Narrativas autobiográficas de identidades sociais de Raça, Gênero, Sexualidade e Classe em Estudos da Linguagem. Campinas, SP. Pontes Editora, p. 127-160, 2015.
MOREIRA, Maria Aparecida Rita. A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de literatura no ensino médio: diálogos e silêncios. Tese (doutorado), 228 fls. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Communitas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.