“OS MORTOS NÃO SABEM O PREÇO DOS CAIXÕES”:

Afrorrealismo na literatura haitiana

Autores

Palavras-chave:

sociologia da literatura, afrorrealismo, zumbificação, literatura haitiana

Resumo

A concepção do fato literário como fato social (SAPIRO, 2016) legitimou a pesquisa sociológica junto às obras de literatura, sobretudo pela razão de que a forma literária opera enquanto expressão estética da vida material. À luz do materialismo histórico e dialético, o presente artigo interpela o conceito de zumbificação desenvolvido em memoráveis obras da literatura haitiana, como Adriana em todos os meus sonhos (DEPESTRE, 1996), Pau de Sebo (DEPESTRE, 1983) e País sem chapéu (LAFERRIÈRE, 2011). Tal noção conceitual exprime particularidades do realismo literário inerente aos escritores haitianos que, por entre as frestas da cidade letrada (RAMA, 2015), afirmaram o vodu e a oralidade na qualidade de fenômenos organizadores da sociabilidade do país caribenho. Deste modo, recorremos à ideia de afrorrealismo (DUNCAN, 2006), no que concerne ao debate estético dos textos selecionados, e ao conceito de realismo capitalista (FISHER, 2020), para formularmos uma reflexão crítica a respeito das contribuições da literatura de autoria haitiana, de modo geral, e da noção de zumbificação, em específico, junto aos estudos de sociologia da literatura.

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

NARDE NAVARRO DA COSTA, W. “OS MORTOS NÃO SABEM O PREÇO DOS CAIXÕES”:: Afrorrealismo na literatura haitiana. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 93–108, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4855. Acesso em: 18 abr. 2024.