Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dossiê Temático

v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS

GESTÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: da formação aos desafios cotidianos

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-12
Enviado
outubro 14, 2023
Publicado
2023-12-14

Resumo

O presente artigo visa refletir sobre os desafios cotidianos dos coordenadores pedagógicos na educação escolar, perpassando pela formação inicial e continuada, pela relação com professores e estudantes, pelo envolvimento com o ensino e a avaliação, bem como pelas estratégias utilizadas no dia a dia para lidar com as problemáticas que envolvem a sua prática. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu três coordenadoras pedagógicas, atuantes em diferentes níveis da educação, mediante a aplicação de formulário on-line. Para a análise dos dados, apoiamo-nos em autores como Luckesi (1999) e Vasconcelos (2011). Concluímos que os muitos desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico ocorrem em virtude da quantidade de tarefas que necessita realizar, do pouco tempo que dispõe, além dos imprevistos frequentes no cotidiano das escolas. Destarte, a resiliência e a busca por estratégias para minimizar esses obstáculos tem-se destacado como características recorrentes desses profissionais.

Referências

  1. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto/Portugal: Porto Editora, 1994.
  2. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
  3. DEL PRIORE, Mary. Conversas e histórias de mulher. São Paulo: Planeta, 2013.
  4. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
  5. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.
  6. LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
  7. LUCKESI, C. C. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1421320/mod_resource/content/1/O_ato_de_avaliar_a_aprendizagem_Luckesi.pdf. Acesso em: 23 ago. 2023.
  8. PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. O coordenador pedagógico (CP) e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Estudos e Pesquisas Educacionais, v. 2, p. 227-288, 2011.
  9. PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos de Pesquisa, v.42, n.147, p.754-771, set./dez. 2012.
  10. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
  11. SILVA, Liliane Lima de Freitas Sessa; RABELO, Amanda Oliveira. As percepções do coordenador pedagógico frente ao seu papel profissional. Revista Práxis Educacional, v. 16, n. 43, p. 639-655, 2020.
  12. VASCONCELLOS, Celso dos S. Sobre o Papel da Supervisão Educacional/Coordenação Pedagógica. In: Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula, 11. ed. São Paulo: Libertad, 2010.
  13. VASCONCELLOS, Celso dos S. O Professor Coordenador Pedagógico como mediador do processo de construção do Quadro de Saberes Necessários. Dez. 2011. Disponível em: http://www.celsovasconcellos.com.br/index_arquivos/ Page4256.htm. Acesso em: 23 ago. 2023.