GESTÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

da formação aos desafios cotidianos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.16-12

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica., Educação Básica., Formação Docente., Práticas Pedagógicas.

Resumo

O presente artigo visa refletir sobre os desafios cotidianos dos coordenadores pedagógicos na educação escolar, perpassando pela formação inicial e continuada, pela relação com professores e estudantes, pelo envolvimento com o ensino e a avaliação, bem como pelas estratégias utilizadas no dia a dia para lidar com as problemáticas que envolvem a sua prática. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu três coordenadoras pedagógicas, atuantes em diferentes níveis da educação, mediante a aplicação de formulário on-line. Para a análise dos dados, apoiamo-nos em autores como Luckesi (1999) e Vasconcelos (2011). Concluímos que os muitos desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico ocorrem em virtude da quantidade de tarefas que necessita realizar, do pouco tempo que dispõe, além dos imprevistos frequentes no cotidiano das escolas. Destarte, a resiliência e a busca por estratégias para minimizar esses obstáculos tem-se destacado como características recorrentes desses profissionais.

Biografia do Autor

Vitória Marques Monteiro, Universidade Estadual do Ceará

Pós-graduanda em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduada em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Professora da rede municipal de Fortaleza.

Roberta Kelly Santos Maia Pontes, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutoranda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Mestre em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Pós-graduanda em Gestão Escolar (UECE); Graduada em História (UECE); Professora da rede estadual de educação.

Rafaela de Oliveira Falcão Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Graduada em Pedagogia (UECE).

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto/Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

DEL PRIORE, Mary. Conversas e histórias de mulher. São Paulo: Planeta, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.

LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

LUCKESI, C. C. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1421320/mod_resource/content/1/O_ato_de_avaliar_a_aprendizagem_Luckesi.pdf. Acesso em: 23 ago. 2023.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. O coordenador pedagógico (CP) e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Estudos e Pesquisas Educacionais, v. 2, p. 227-288, 2011.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos de Pesquisa, v.42, n.147, p.754-771, set./dez. 2012.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Liliane Lima de Freitas Sessa; RABELO, Amanda Oliveira. As percepções do coordenador pedagógico frente ao seu papel profissional. Revista Práxis Educacional, v. 16, n. 43, p. 639-655, 2020.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Sobre o Papel da Supervisão Educacional/Coordenação Pedagógica. In: Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula, 11. ed. São Paulo: Libertad, 2010.

VASCONCELLOS, Celso dos S. O Professor Coordenador Pedagógico como mediador do processo de construção do Quadro de Saberes Necessários. Dez. 2011. Disponível em: http://www.celsovasconcellos.com.br/index_arquivos/ Page4256.htm. Acesso em: 23 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

MONTEIRO, V. M. .; PONTES, R. K. S. M. .; FREITAS, R. de O. F. . GESTÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: da formação aos desafios cotidianos. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 159–171, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.16-12. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7107. Acesso em: 27 abr. 2024.