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Dossiê Temático

Vol. 7 Núm. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS

GESTÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: da formação aos desafios cotidianos

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-12
Enviado
October 14, 2023
Publicado
2023-12-14

Resumen

O presente artigo visa refletir sobre os desafios cotidianos dos coordenadores pedagógicos na educação escolar, perpassando pela formação inicial e continuada, pela relação com professores e estudantes, pelo envolvimento com o ensino e a avaliação, bem como pelas estratégias utilizadas no dia a dia para lidar com as problemáticas que envolvem a sua prática. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu três coordenadoras pedagógicas, atuantes em diferentes níveis da educação, mediante a aplicação de formulário on-line. Para a análise dos dados, apoiamo-nos em autores como Luckesi (1999) e Vasconcelos (2011). Concluímos que os muitos desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico ocorrem em virtude da quantidade de tarefas que necessita realizar, do pouco tempo que dispõe, além dos imprevistos frequentes no cotidiano das escolas. Destarte, a resiliência e a busca por estratégias para minimizar esses obstáculos tem-se destacado como características recorrentes desses profissionais.

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