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Dossiê Temático

v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS

ANÁLISE DA CATEGORIA “CRISE DA APRENDIZAGEM” PROPOSTA PELO BANCO MUNDIAL

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-19
Enviado
outubro 16, 2023
Publicado
2023-12-14

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar qual a relação existente entre a categoria “Crise da Aprendizagem” e o aprofundamento da implementação da política educacional neoliberal nos países da América Latina. Esta pesquisa é de cunho exploratório e de natureza bibliográfica e documental. Esse estudo se pauta nos estudos de Leher (1998), Pereira (2018), Carneiro (2019), que destacam o Banco Mundial como executor das políticas globais de educação. Na análise documental iremos analisar o relatório mundial do Banco Mundial, intitulado “Desenvolvimento Mundial 2018: Aprendizagem para realizar a promessa da educação", (2018). Por fim, concluímos, que a categoria “Crise da Aprendizagem” está relacionada com o aprofundamento da implementação da política e de reformas neoliberais na educação dos países da América Latina, na medida que ela legitima a necessidade de assessoria técnica e da política privatista disseminada pelo Banco como uma solução para a promoção de uma educação de qualidade.

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