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Dossiê Temático

v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS

AS PESQUISAS SOBRE A FASE DO ASSOCIATIVISMO DOCENTE NO BRASIL

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-5
Enviado
outubro 14, 2023
Publicado
2023-12-14

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados de uma análise do campo das produções acadêmicas sobre a fase do associativismo docente. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com amparo no levantamento de dados bibliográficos e, para tanto, realizamos uma busca no banco de dados da BDTD e no Catálogo da CAPES. Assim, avaliamos a diferença entre os índices de publicações sobre as fases do associativismo e do sindicalismo docente, quais experiências foram investigadas pelo estudo de casos estaduais/municipais sobre o associativismo e as áreas dos programas de pós-graduação, e constatamos uma disparidade entre as investigações sobre essas fases. Sobre o associativismo, a maior parte foi realizada em programas na área da Educação. O inventário evidencia lacunas, com ausência de textos sobre alguns estados da federação e pouca ênfase no século XIX. A pesquisa sugere a necessidade de um aprofundamento na coleta de dados a partir da ampliação do tipo de produção acadêmica, bem como da delimitação dos descritores.

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