A EXCLUSÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIAS E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.16-1

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Estudantes com Deficiência, Educação Inclusiva

Resumo

O estudo tem como objetivo refletir sobre a exclusão de discentes com deficiências e as possibilidades de intervenção pedagógica para uma educação inclusiva. Compreendemos que a prática pedagógica é a atividade que permite aos educadores avaliar as possibilidades em sala de aula, e assim, estabelecer o vínculo com os discentes, particularmente, sujeitos com deficiência que a adequação da prática pedagógica possa garantir o direito à educação e ao processo de ensino e aprendizagem. Com a abordagem qualitativa, a pesquisa procurou fornecer discussões que facilitaram a observação das realidades socioeducacionais. Portanto, o estudo possibilitou compreender que a práxis, como elemento exclusivo e propulsor do trabalho pedagógico docente no âmbito escolar, algo que inclui também a importância do significado da atividade educacional entre a relação do docente e sujeito como fundamento para o ensino e aprendizagem, e assim, os discentes envolvidos puderam relacionar essa vivência as conquistas pessoais, sociais, constatando como percepção para a diminuindo a exclusão existente.

Biografia do Autor

Branda Emilly Rocha Martins, Universidade Estadual do Ceará-UECE.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE.

Antoniele Silvana de Melo Souza, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE e Pedagoga pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Atua em pesquisas com ênfase nos seguintes temas: Didática, Trabalho Docente, História da Educação, História Oral e Formação de Professores

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Doutor em Educação. Professor na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira em cursos de graduação e pós-graduação. Coordenador institucional do PIBID. Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação (UECE). Líder do EDDocência.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

MARTINS, B. E. R.; SOUZA, A. S. de M. .; MARTINS, E. S. . A EXCLUSÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIAS E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 4–17, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.16-1. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7092. Acesso em: 12 maio. 2024.