Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dossiê Temático

v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS

A EXCLUSÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIAS E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-1
Enviado
outubro 13, 2023
Publicado
2023-12-14

Resumo

O estudo tem como objetivo refletir sobre a exclusão de discentes com deficiências e as possibilidades de intervenção pedagógica para uma educação inclusiva. Compreendemos que a prática pedagógica é a atividade que permite aos educadores avaliar as possibilidades em sala de aula, e assim, estabelecer o vínculo com os discentes, particularmente, sujeitos com deficiência que a adequação da prática pedagógica possa garantir o direito à educação e ao processo de ensino e aprendizagem. Com a abordagem qualitativa, a pesquisa procurou fornecer discussões que facilitaram a observação das realidades socioeducacionais. Portanto, o estudo possibilitou compreender que a práxis, como elemento exclusivo e propulsor do trabalho pedagógico docente no âmbito escolar, algo que inclui também a importância do significado da atividade educacional entre a relação do docente e sujeito como fundamento para o ensino e aprendizagem, e assim, os discentes envolvidos puderam relacionar essa vivência as conquistas pessoais, sociais, constatando como percepção para a diminuindo a exclusão existente.

Referências

  1. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
  2. CARNEIRO, R. U. C. Educação inclusiva na educação infantil. Práxis Educacional, v. 8, n. 12, p. 81-95, 2012. Available at: http://hdl.handle.net/11449/124965. Acesso em: 29 de dez 2021.
  3. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org. Acesso em: 8 ago 2022
  4. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
  5. GLAT, R.; PLETSCH, M. D.; SOUZA FONTES, R. Educação inclusiva & educação especial: propostas que se complementam no contexto da escola aberta à diversidade. Educação [en linea]. 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=117117241006. Acesso em: 29 de dez 2022.
  6. GUGEL, Maria Aparecida. Pessoas com deficiência e o direito ao concurso público: reserva de cargos e empregos públicos, administração pública direta e indireta. Goiânia: Ed. da UCG, 2016.
  7. LIMA, T. C. S. de; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v. 10, p. 37-45, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004. Acesso em: 21 de jan 2022.
  8. LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. 14ª, São Paulo: Cortez, 1994.
  9. MANTOAN, M. T. E. Ensinando a turma toda - as diferenças na escola. Revista Pátio, Porto Alegre – RS, Ano V, nº 20, p.18-28, 2002. Disponível em: https://www.ifspcaraguatatuba.edu.br/images/conteudo/Comissoes/Forma%C3%A7%C3%A3o_Continuada/Ensinar_a_turma_toda.pdf. Acesso em: 11 set. 2023
  10. MARTINS, E. S.; COSTA, E. A. da S.; ALMEIDA, S. M. N. de; SILVA, F. V. S. da. Política pública de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva: estudo de caso no município de Aracoiaba-CE. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 10, n. 2, p. 142–162, 2018. DOI: 10.18554/rt.v10i2.2606. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2606. Acesso em: 14 jun. 2023.
  11. MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
  12. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar, 2004. Brasília: MEC/INEP, 2005. Disponível em: http://www.inep.gov.br. Acesso em 08 de junho de 2022.
  13. PADILHA, D. B. S. et al. A psicomotricidade para autistas nas aulas de educação física do ensino fundamental I. Revista Gestão Universitária, nov. 2017. Disponível em: http://gestaouniversitaria.com.br/artigos/a-psicomotricidade-para-autistas-nas-aulas-de-educacao-fisica-do-ensino-fundamental-i. Acesso em: 11 set 2023.
  14. PIRES, E. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. EDITORIAL, 2. Ciênc. Educ., Bauru, v. 23, n. 1, p. 1-6, Jan-Mar, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320170010001. Acesso em: 27 de dez 2021.
  15. SANTOS, C. C. A. dos.; LIMA, M. S. L.; SOUZA, A. S. de M. . Projeto Político Pedagógico: diálogos possíveis na vivência escolar. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6236. Acesso em: 14 ago. 2023.
  16. SOUZA, A. S. M.; XIMENES, D. C. M.; MEDEIROS, J. L. A educação como necessária à efetivação dos Direitos Humanos. In: Marcos Adriano Barbosa de Novaes; Leliana Rebouças Freire; Jarles Lopes de Medeiros; Daniela Glicéa Oliveira e Silva;. (Org.). Educação, Estado e Políticas Públicas. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2019.
  17. SOUZA, D. S.; CRUZ, D L. F. A educação infantil no Brasil: a perspectiva no Estágio Supervisionado . Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7473. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7473. Acesso em: 14 ago. 2023.
  18. TAFFAREL, C. N. Z.; CARVALHO, M. S. A extinção da SECADI: um golpe fatal nas conquistas no campo da educação. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 84–90, 2019. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v2i1.1523. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/1523. Acesso em: 14 ago. 2023.