DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A APRENDIZAGEM
estudo de caso no curso de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-20Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil., Estudo de caso., Pedagogia.Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar e descrever os dados de um estudo de caso realizado com uma mãe. Atividade da disciplina de desenvolvimento infantil do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral - CE. Relacionamos o estudo de caso com intérpretes de autores que estudam sobre desenvolvimento, tais como Cavicchia (2010); Palangana (2015), entre outros. Os resultados foram relevantes, pois nos permitiu aprofundar aspectos do desenvolvimento infantil a partir da escuta da mãe, a convivência com o grupo familiar, ingresso e adaptação da criança à escola. Essa pesquisa contribuiu de forma relevante a todos nós que ficamos envolvidos nesse processo, alunos, professora e a mãe entrevistada. A partir dela entendemos melhor como é o mundo de uma mãe, como se dá o desenvolvimento de uma criança passando por todas as suas fases, se tornando assim uma fonte de estudo considerável sobre o desenvolvimento infantil.
Referências
ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade, p. 95-103, 2013.
ANDRÉ, Marli; AFONSO, Eliza Dalmazo de. Estudo de caso: seu potencial na educação. Cadernos de pesquisa, n. 49, p. 51-54, 1984.
CAVICCHIA, Durlei de Carvalho et al. O desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. IN Caderno de Formação: Formação de Professores Educação Infantil-Princípios e Fundamentos, v. 1, p. 01-15, 2010.
FELIPE, Jane. O desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget, Vygotsky, Wallon. Educação Infantil: pra que te quero, v. 1, p. 27-37, 2001.
PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vigotski: a relevância do social. Summus Editorial, p. 01-171, 2015.
ROLIM, Amanda Alencar Machado; GUERRA, Siena Sales Freitas; TASSIGNY, Mônica Mota. Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Revista Humanidades, v. 23, n. 2, p. 176-180, 2008.
SIM-SIM, Inês; SILVA, Ana Cristina; NUNES, Clarisse. Linguagem e comunicação no jardim-de-infância: textos de apoio para educadores de infância, p. 01-75, 2008.
VOLPI, José Henrique; VOLPI, Sandra Mara. Etapas do desenvolvimento emocional. Curitiba: Centro Reichiano, p. 01-08, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Communitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Communitas. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.