DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A APRENDIZAGEM

estudo de caso no curso de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.16-20

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil., Estudo de caso., Pedagogia.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar e descrever os dados de um estudo de caso realizado com uma mãe. Atividade da disciplina de desenvolvimento infantil do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral - CE. Relacionamos o estudo de caso com intérpretes de autores que estudam sobre desenvolvimento, tais como Cavicchia (2010); Palangana (2015), entre outros. Os resultados foram relevantes, pois nos permitiu aprofundar aspectos do desenvolvimento infantil a partir da escuta da mãe, a convivência com o grupo familiar, ingresso e adaptação da criança à escola. Essa pesquisa contribuiu de forma relevante a todos nós que ficamos envolvidos nesse processo, alunos, professora e a mãe entrevistada. A partir dela entendemos melhor como é o mundo de uma mãe, como se dá o desenvolvimento de uma criança passando por todas as suas fases, se tornando assim uma fonte de estudo considerável sobre o desenvolvimento infantil.

Biografia do Autor

Naira Paiva Farias, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)biográficas – GEPAS, bolsista de Iniciação Científica do Projeto de Narrativa de professores e gestores sobre infâncias e escola – CNPq.

Referências

ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade, p. 95-103, 2013.

ANDRÉ, Marli; AFONSO, Eliza Dalmazo de. Estudo de caso: seu potencial na educação. Cadernos de pesquisa, n. 49, p. 51-54, 1984.

CAVICCHIA, Durlei de Carvalho et al. O desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. IN Caderno de Formação: Formação de Professores Educação Infantil-Princípios e Fundamentos, v. 1, p. 01-15, 2010.

FELIPE, Jane. O desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget, Vygotsky, Wallon. Educação Infantil: pra que te quero, v. 1, p. 27-37, 2001.

PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vigotski: a relevância do social. Summus Editorial, p. 01-171, 2015.

ROLIM, Amanda Alencar Machado; GUERRA, Siena Sales Freitas; TASSIGNY, Mônica Mota. Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Revista Humanidades, v. 23, n. 2, p. 176-180, 2008.

SIM-SIM, Inês; SILVA, Ana Cristina; NUNES, Clarisse. Linguagem e comunicação no jardim-de-infância: textos de apoio para educadores de infância, p. 01-75, 2008.

VOLPI, José Henrique; VOLPI, Sandra Mara. Etapas do desenvolvimento emocional. Curitiba: Centro Reichiano, p. 01-08, 2006.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

FARIAS, N. P. . DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A APRENDIZAGEM: estudo de caso no curso de Pedagogia. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 272–283, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.16-20. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7108. Acesso em: 14 maio. 2024.