Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dossiê Temático

v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS

ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professores

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-10
Enviado
outubro 14, 2023
Publicado
2023-12-14

Resumo

Esse artigo avaliou e registrou atividades rítmico-expressivas com excelentes níveis de motivação e engajamento, realizadas por professores de Educação Física em formação. Pautamo-nos numa pesquisa-ação com objetivo exploratório. Deste modo, foram avaliadas 14 equipes, através de formulário específico e contendo as perguntas: 1) Qual atividade que esta equipe trouxe que promoveu mais engajamento? 2) Qual maior ensinamento que essa aula trouxe para você? 3) Qual nível de motivação e engajamento esta aula proporcionou? Atribua uma nota de 0 a 10. Como resultado, registramos neste artigo as 5 aulas mais bem avaliadas, em que se evidenciou reconhecimento pelo valor pedagógico das brincadeiras de matriz africana e indígena, por atividades que despertam a consciência musical e cultural do conteúdo, pela criatividade na contação de histórias, pelo prazer de dançar e pelo reencontro com brincadeiras da infância.

Referências

  1. ARTAXO, I; MONTEIRO, G. A. Ritmo e Movimento. Teoria e Prática. 4. ed. São Paulo: Phorte Editora, 2008. 96 p.
  2. AZEVEDO, S. M. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo, Perspectiva, 2004.
  3. CARDILO, C. M. Dança e educação antirracista: Juventude, diversidade e possibilidades. Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p.772-790, 2021.
  4. CHAGAS, M. Musicoterapia e Psicoterapia Corporal – Aspectos de uma relação possível. Revista Brasileira de Musicoterapia, Rio de Janeiro, ano II, n. 3, p. 17-25, 1997.
  5. CORDERO, O. H. G. A música, o ritmo e a educação física. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, v.5, n.2, p.173-186, 2014.
  6. FALSARELLA, A.; AMORIM, D. A importância da dança no desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes, Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 6, ed. especial, p. 306-317, 2008.
  7. FIALHO, Lia Machado Fiuza; LOPES, Tânia Maria Rodrigues (Org.). Docência e formação: percursos e narrativas. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2017. 198p.
  8. JEANDOT, N. Explorando o universo da música. 2. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2006, 174 p.
  9. LABAN, R. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.
  10. MIRANDA, M. L. J.; GODELI, M. R. C. S. Avaliação de idosos sobre o papel e a influência da música na atividade física. São Paulo 2002. Disponivel em: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/v16%20n1%20artigo9.pdf Acesso em: 18 nov. 2017.
  11. PACHECO, G. F. S.; et al. Dança como motivação nas aulas de Educação Física para o Ensino Médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle school. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 18199–18210, 2021. DOI: 10.34119/bjhrv4n4-293. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35101. Acesso em: 13 aug. 2023.
  12. SIMÕES, F. Olelê: uma antiga cantiga da África. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2015.
  13. SACKS, O. Alucinações musicais: relatos sobre a música e o cérebro. Tradução: Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. 360 p.
  14. SEATH, L.; THOW, M. The Effect of Music on the Perception of Effort and Mood During Aerobic Type Exercise. Physiotherapy, [S. I.], v. 81, n. 10, p. 592-596, 1995.
  15. SILVA, L. C. G. et al. Aspectos motivacionais que influenciam a permanência de crianças e adolescentes no programa Unileste Cidadã. Rev Digital efdeportes.com, Buenos Aires, v. 12, n. 118, mar. 2008. Disponível em: http://www.efdeportes. com/efd118/aspectos-motivacionais-que-influenciam-a-permanencia.htm. Acesso em: 12 jul. 2023.
  16. TIBEAU, C. C. P. M. Motricidade e música: aspectos relevantes das atividades rítmicas como conteúdo da educação física. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, [S. I.], v. 1, n. 2, p. 53-62, jun. 2006
  17. THIOLLENT, M. Pesquisa-Ação nas Organizações. São Paulo: Atlas, 1997
  18. WEIL, P.; TOMPAKOW, R. O corpo fala. 51 ed. Petrópolis: Vozes, 2000— Livro de dois autores.