ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM

experiências bem-sucedidas em formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.16-10

Palavras-chave:

Atividade rítmico-expressivas., Motivação., Engajamento., Formação de professores.

Resumo

Esse artigo avaliou e registrou atividades rítmico-expressivas com excelentes níveis de motivação e engajamento, realizadas por professores de Educação Física em formação. Pautamo-nos numa pesquisa-ação com objetivo exploratório. Deste modo, foram avaliadas 14 equipes, através de formulário específico e contendo as perguntas: 1) Qual atividade que esta equipe trouxe que promoveu mais engajamento? 2) Qual maior ensinamento que essa aula trouxe para você? 3) Qual nível de motivação e engajamento esta aula proporcionou? Atribua uma nota de 0 a 10. Como resultado, registramos neste artigo as 5 aulas mais bem avaliadas, em que se evidenciou reconhecimento pelo valor pedagógico das brincadeiras de matriz africana e indígena, por atividades que despertam a consciência musical e cultural do conteúdo, pela criatividade na contação de histórias, pelo prazer de dançar e pelo reencontro com brincadeiras da infância.

Biografia do Autor

Francisco Daniel Ferreira Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Estudante de Graduação em Licenciatura em Educação Fisica no Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Sammia Castro Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC); Especialista em Arte, Educação e Cultura Popular pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro; Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Pedagogia pela Universidade Cândido Mendes.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

DANTAS, F. D. F. .; SILVA, S. C. . ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professores. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 132–143, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.16-10. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7113. Acesso em: 30 abr. 2024.