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Demanda Contínua

v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO

<b>ENTRELAÇANDO (RE) INVENÇÃO, APRENDIZAGEM E VIDA NO PROCESSO DE FORMAR-SE DOCENTE

Enviado
junho 14, 2018
Publicado
2018-06-02

Resumo

No presente texto busco entrecruzar os caminhos formativos por mim percorridos com o intuito de clarificar aprendizagens, reaprendizagens, construções e desconstruções realizadas ao caminhar, entendendo que os itinerários pelos quais passei mergulham-me em um processo de devir pessoal e profissional num movimento permanente de fortalecimento profissional. Assumimos a concepção da formação docente, seja inicial ou continuada, enquanto devir por comungarmos com as ideias de Paulo Freire sobre o inacabamento do ser humano, uma vez que somos seres por fazer-se com o mundo, com os outros e consigo próprios abarcando desenvolvimentos nas esferas intelectual, social, pessoal e profissional. Concluímos que pensar sobre o aprender a viver a docência a partir das trajetórias pessoais e profissionais docentes descortinam reflexões de conhecer como se conhece e com Maturana e Varela assumimos que está é a oportunidade que temos de descobrir nossas cegueiras e de reconhecer que as certezas e os conhecimentos dos outros são, respectivamente, tão nebulosos e tênues quanto os nossos.

Referências

  1. FONTOURA, H. A. Percursos de formação e experiências docentes: um estudo com egressos do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. In:FONTOURA, H. A. Residência pedagógica: percursos de formação e experiências docentes na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Niterói: Intertexto, 2011
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  5. MATURANA, H. R.; VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas, SP: Psy II, 1995.
  6. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicolleti et. al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EDUFSCar, 2002.
  7. SOARES, M. Letramento, um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica , 2000.
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