Produções bibliográficas da década de 1990 ressaltam a importância da capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar, Soares (1992) e Brasil (1998). Contudo, ela tem se manifestado predominantemente e historicamente em ambientes educativos não-formais e informais. Desse modo, delineamos uma pesquisa qualitativa exploratória constituída de 3 fases, objetivando uma melhor compreensão do ensino da capoeira em diferentes ambientes educativos. Durante a primeira fase, relacionada a profissionais em formação e com objetivo descritivo, foi feita a observação participante pelo olhar de um bolsista de iniciação científica. Por conseguinte, houve uma análise de dois estudos científicos que analisaram mais de 5352 artigos relacionados ao ensino da capoeira na Educação Básica. Na terceira fase, registramos um relato de experiência de práticas educativas de capoeira desenvolvidas nas comunidades. Logo, observamos que as conexões dialógicas entre comunidade acadêmica e movimentos socioculturais presentes nas comunidades são essenciais na perspectiva de construção e fortalecimento de novas epistemologias.