O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EXPERIMENTAÇÃO

perspectivas dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre as práticas experimentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.16-13

Palavras-chave:

Ensino de ciências., Atividades experimentais., Prática docente.

Resumo

Este trabalho é um estudo sobre o ensino de ciências e a experimentação, evidenciando a carência dessas práticas em sala de aula. Desse modo, objetivo geral desse trabalho foi conhecer as perspectivas de professores de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental do   Município de Brejo Santo/CE em relação ao uso de atividades experimentais. A abordagem metodológica foi qualitativa, aproximando-se do estudo de caso, em que foi realizada a análise de um questionário eletrônico disponibilizado por meio da plataforma do Google Forms. Os resultados revelaram que os professores reconhecem a importância da experimentação na construção do conhecimento científico, entretanto as atividades demonstrativas são as que prevalecem em seus planejamentos, e a falta de recursos continua sendo um dos principais fatores que impedem a utilização de experimentos nas escolas. Considerando o cenário tecnológico social apenas uma pequena parcela de professores utiliza simuladores e laboratórios virtuais em suas aulas.

Biografia do Autor

Francisco Adjedam Gomes Oliveira, Universidade Federal do Cariri

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Cariri - UFCA (2019) e Ciências Naturais e Matemática pela mesma Universidade (2017). Possui pós-graduação em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Ceará e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (2009). Atualmente atua como Professor da Rede Municipal de Educação de Brejo Santo.

Iasmin Rute de Souza Coelho, Universidade Federal do Cariri

Graduada no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática, Universidade Federal do Cariri, ex bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID.

Francione Charapa Alves, Universidade Federal do Cariri

Pós-doutorado em Educação (UECE- 2017). Doutorado em Educação (UFC-2016). Doutorado Sanduíche (UL-Lisboa-2016). Mestre em Educação (UECE-2011). Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Professora do Programa de Mestrado Profissional – URCA.

Referências

AUSUBEL, D. P. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BEBER, S. Z. C.; PINO, J. C. D. Princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa e os Saberes Populares: referencias para o ensino de Ciências. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2017.

BINSFELD, S. C.; AUTH, M. A. A Experimentação no Ensino de Ciências da Educação Básica: constatações e desafios. Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU). Uberlândia, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARDOSO, F. S. O. O uso de atividades práticas no ensino de ciências: a busca de melhores resultados no processo ensino aprendizagem. 56f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro universitário UNIVATES. Lajeado, 2013.

COELHO, F. A. E.; SILVA, M. J. M. O Ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental: a experimentação como possibilidade didática. Research, Society and Development, v. 8, n. 6. Itajubá, 2019.

GOI, M. E. J.; SANTOS, F. M. T. Resolução de Problemas e Atividades Experimentais no Ensino de Química. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ) / UFPR. Curitiba/PR, 2008.

GUIMARÃES, E. V. O papel da experimentação no ensino de ciências e sua contribuição para a aprendizagem significativa. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). Universidade estadual do centro-oeste (UNICENTRO). Guarapuava, 2017.

GRASSI, E. P.; BRAGUINI, W. L. O ensino de ciências através da experimentação: aprendizagem por investigação, análise e interpretação de resultados. Cadernos PDE – versão online. ISBN 978-85-8015-093-3. Paraná, 2016.

MOTA, C. M. V.; CAVALCANTI, G. M. D. O papel das atividades experimentais no ensino de ciências. VI Colóquio Internacional “Educação e contemporaneidade”. São Cristóvão, 2012.

OLIVEIRA, J. Q. P. Atividades experimentais: estratégia para auxiliar no ensino de ciências. Dissertação (Mestrado em ensino de ciências exatas) / Universidade do Vale do Taquari. Lajeado, 2017.

OLIVEIRA, M. S. G.; SÁ, A. K. G. A experimentação no ensino de ciências: possibilidades na busca de uma aprendizagem significativa. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade de Brasília, Instituto de Física. Brasília – DF, 2018.

RECEPUTI, C. C.; PEREIRA, T. M.; REZENDE, D. B. Experimentação no ensino de ciências: relação entre concepções de estudantes e professores sobre ciências e atividades experimentais. Rev. Crítica Educativa, v. 6, p. 01-25. Sorocaba/SP, 2020.

ROSITO, Berenice Álvares. O ensino de ciências e a experimentação. Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas, 2003.

SILVA, V. G. A Importância da experimentação no ensino de química e ciências. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química). Universidade Estadual Paulista – UNESP. Bauru, São Paulo, 2016.

SILVA, Edson Diniz da. A importância das atividades experimentais na educação – Rio de Janeiro, 2017 – Disponível em: <https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/posdistancia/54358.pdf> acessado em: 03 de maio 2022.

SILVA, S. C.R.; SCHIRLO, A. C. Teoria da aprendizagem significativa de ausubel: reflexões para o ensino de física ante a nova realidade social. Imagens da Educação, v. 4, n. 1, p. 36-42, 2014.

SILVA, M. E. O.; MARQUES, P. R. B. O.; MARQUES, C. V. V. C. O. O enredo das aulas experimentais no ensino fundamental: concepções de professores sobre atividades práticas no ensino de ciências. Rev. Prática Docente. v. 5, n. 1, p. 271-288. Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa, 2020.

SILVA, Edson Diniz. A Importância das Atividades Experimentais na Educação. Monografia (especialização em Docência do Ensino Superior). Universidade Candido Mendes AVM – Faculdade Integrada. Rio de Janeiro 2017.

SOUZA, A. C. A experimentação no ensino de ciências: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. Monografia (especialização em especialização em educação: métodos e técnicas de ensino). Universidade tecnológica federal do paraná diretoria de pesquisa e pós-graduação. Medianeira, 2013.

SOUZA, R.A. Teoria da Aprendizagem Significativa e experimentação em sala de aula: integração teoria e prática. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências). Universidade Estadual de Feira de Santana, 2011.

TAHA, M. S.; LOPES, C. S. C.; SOARES, E. L.; FOLMER, V. Experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de ciências. Rev. Experiências em Ensino de Ciências, v.11, n. 1. Uruguaiana, 2016.

ZÔMPERO, A. F.; PASSOS, A. Q.; CARVALHO, L. M. A docência e as atividades de experimentação no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. Rev. Ensino de ciências, v. 2, n. 5. Paraná, 2012.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

OLIVEIRA, F. A. G. .; COELHO, I. R. de S. .; ALVES, F. C. . O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EXPERIMENTAÇÃO: perspectivas dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre as práticas experimentais. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 173–188, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.16-13. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7104. Acesso em: 13 maio. 2024.