O CURSO NORMAL REGIONAL DE PENDÊNCIAS

diálogos sobre feminização do magistério (Rio Grande do Norte, 1889-1989)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.16-6

Palavras-chave:

História da Educação., Historiografia norte-rio-grandense., Curso Normal Regional., Feminização do Magistério., Formação Profissional Docente.

Resumo

Este estudo objetiva investigar aspectos históricos do processo de feminização do magistério no Curso Normal Regional de Pendências – Rio Grande do Norte, entre os anos de 1889 e 1991. Buscando refletir sobre o fenômeno da inserção de mulheres em cursos de profissionalização da docência e seus efeitos ao longo dos anos em contextos sociais metropolitanos e interioranos, realizamos, inicialmente, uma contextualização história sobre relações de gênero e profissão docente, com destaque para a realidade do curso normal existente no município supracitado. A pesquisa circunscreve-se no campo da História da Educação a partir abordagem da História Cultural na operação com fontes documentais escolares localizadas no acervo da Escola Estadual Monsenhor Honório, instituição que abrigou o funcionamento do Curso Normal no contexto histórico analisado. Tais materiais são analisados em contraposição com a legislação oficial que dispõe sobre o Ensino Normal no cenário nacional e, também, no Rio Grande do Norte, Brasil (1946; 1971). Constituem o referencial teórico-metodológico Almeida (2014) e Vianna (2021) sobre a feminização do magistério; Silva (2013; 2018) e Nascimento et al. (2022). Almejamos, com esta proposta, contribuir para a historiografia da educação profissional norte-rio-grandense, lançando luz sobre as análises de contextos locais.

Biografia do Autor

Sara Raphaela Machado de Amorim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC/UERN.

Rute Moura de Melo do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC - UERN. Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação/Nuped-CNPq. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Referências

ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e Educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Editora UNESP, 1998.

ALMEIDA, Jane Soares. Mulheres na educação: missão, vocação ou destino? A feminização do magistério ao longo do século XX. In: SAVIANI, Dermeval et al. O legado educacional do século XX no Brasil. 3ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2014. p. 55-100.

ARAÚJO, Marta Maria de. Regulamento do Ensino Primário e Normal do Estado do Rio Grande do Norte. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 269-283, maio/ago. 2015.

BARROS, José D‟Assunção. A Fonte Histórica e seu lugar de produção. Petrópolis: Editora Vozes, 2020.

BRASIL. Educação para todos. Brasília/DF: Ministério da Educação, 1985.

BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827. Manda crear escolas de primeiras letras em todas as cidades, villas e logares mais populosos do Imperio. Coleção de Leis do Império do Brasil, 1827. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei_sn/1824-1899/lei-38398-15-outubro-1827-566692-norma-pl.html. Acesso em: 20 ago. 2023.

BRASIL. Lei Nº 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília/DF: Senado Federal, 1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-norma-pl.html. Acesso em: 20 ago. 2023.

BRASIL. Decreto-lei nº 8.530, de 2 de janeiro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Normal. Brasília/DF: Casa Civil, 1946. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/del8530.htm. Acesso em: 20 ago. 2023.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; LOPES, Eliane Marta Teixeira. Território Plural: a pesquisa em história da educação. São Paulo: Editora Ática, 2010.

GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas/SP: Editora Alínea, 2001.

MOGARRO, Maria João. Arquivos e educação: a construção da memória educativa. Sísifo/Revista de Ciências da Educação. N° 1 set./dez. 2006. p. 71-84. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/40. Acesso em 14 ago 2023.

NASCIMENTO, Rute Moura de Melo, et. al. O Curso Normal Regional e suas implicações no cenário profissional de Pendências/RN (1980-1991). In: Acervos e fontes para a História da Educação Profissional: do analógico ao digital: anais do 2º Colóquio Internacional e Nacional de História da Educação Profissional [recurso eletrônico], Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, Setembro 27-29, 2022 / editado por IFRN/PPGEP. – Natal: IFRN, 2022.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143- 155, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 ago. 2023.

SCHUELER, Alessandra Frota. De mestres-escolas∗ a professores públicos: histórias de formação de professores na Corte Imperial. Educação. Porto Alegre – RS, ano XXVIII, n. 2 (56), p. 333 – 351, Maio/Ago. 2005.

SILVA, Francinaide de Lima. A Escola Normal de Natal (Rio Grande do Norte, 1908-1971). Tese (Doutorado em Educação). Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14436/1/EscolaNormalNatal_Silva_2013.pdf. Acesso em: 20 ago. 2023.

STAMATTO, Maria Inês Sucupira. Uma escola para as prendas: a escola de primeiras letras no Império brasileiro. In: CURY, Cláudia Engler; MARIANO, Serioja Cordeiro (org.) Múltiplas Visões: cultura histórica no oitocentos. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2009.

VIANNA, Claudia Pereira. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu, Campinas, v. 17, n. 18, p. 81-103, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cpa/a/hQFDykQmWnPvj4TYTWYmKZb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

AMORIM, S. R. M. de .; NASCIMENTO, R. M. de M. do . O CURSO NORMAL REGIONAL DE PENDÊNCIAS: diálogos sobre feminização do magistério (Rio Grande do Norte, 1889-1989). Communitas, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 74–88, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.16-6. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7105. Acesso em: 28 abr. 2024.