Este estudo objetiva investigar aspectos históricos do processo de feminização do magistério no Curso Normal Regional de Pendências – Rio Grande do Norte, entre os anos de 1889 e 1991. Buscando refletir sobre o fenômeno da inserção de mulheres em cursos de profissionalização da docência e seus efeitos ao longo dos anos em contextos sociais metropolitanos e interioranos, realizamos, inicialmente, uma contextualização história sobre relações de gênero e profissão docente, com destaque para a realidade do curso normal existente no município supracitado. A pesquisa circunscreve-se no campo da História da Educação a partir abordagem da História Cultural na operação com fontes documentais escolares localizadas no acervo da Escola Estadual Monsenhor Honório, instituição que abrigou o funcionamento do Curso Normal no contexto histórico analisado. Tais materiais são analisados em contraposição com a legislação oficial que dispõe sobre o Ensino Normal no cenário nacional e, também, no Rio Grande do Norte, Brasil (1946; 1971). Constituem o referencial teórico-metodológico Almeida (2014) e Vianna (2021) sobre a feminização do magistério; Silva (2013; 2018) e Nascimento et al. (2022). Almejamos, com esta proposta, contribuir para a historiografia da educação profissional norte-rio-grandense, lançando luz sobre as análises de contextos locais.