O CURSO NORMAL REGIONAL DE PENDÊNCIAS

diálogos sobre feminização do magistério (Rio Grande do Norte, 1889-1989)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.16-6

Palabras clave:

História da Educação., Historiografia norte-rio-grandense., Curso Normal Regional., Feminização do Magistério., Formação Profissional Docente.

Resumen

Este estudo objetiva investigar aspectos históricos do processo de feminização do magistério no Curso Normal Regional de Pendências – Rio Grande do Norte, entre os anos de 1889 e 1991. Buscando refletir sobre o fenômeno da inserção de mulheres em cursos de profissionalização da docência e seus efeitos ao longo dos anos em contextos sociais metropolitanos e interioranos, realizamos, inicialmente, uma contextualização história sobre relações de gênero e profissão docente, com destaque para a realidade do curso normal existente no município supracitado. A pesquisa circunscreve-se no campo da História da Educação a partir abordagem da História Cultural na operação com fontes documentais escolares localizadas no acervo da Escola Estadual Monsenhor Honório, instituição que abrigou o funcionamento do Curso Normal no contexto histórico analisado. Tais materiais são analisados em contraposição com a legislação oficial que dispõe sobre o Ensino Normal no cenário nacional e, também, no Rio Grande do Norte, Brasil (1946; 1971). Constituem o referencial teórico-metodológico Almeida (2014) e Vianna (2021) sobre a feminização do magistério; Silva (2013; 2018) e Nascimento et al. (2022). Almejamos, com esta proposta, contribuir para a historiografia da educação profissional norte-rio-grandense, lançando luz sobre as análises de contextos locais.

Biografía del autor/a

Sara Raphaela Machado de Amorim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC/UERN.

Rute Moura de Melo do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC - UERN. Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação/Nuped-CNPq. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2023-12-14

Cómo citar

AMORIM, S. R. M. de .; NASCIMENTO, R. M. de M. do . O CURSO NORMAL REGIONAL DE PENDÊNCIAS: diálogos sobre feminização do magistério (Rio Grande do Norte, 1889-1989). Communitas, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 74–88, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.16-6. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7105. Acesso em: 11 may. 2024.