Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Demanda Contínua

v. 8 n. 20 (2024): REFLEXÕES EM TORNO DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM ATIVIDADES EDUCATIVAS

CURSOS NORMAIS REGIONAIS NO RIO GRANDE DO NORTE: estado e produção do conhecimento

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.20-10
Enviado
outubro 18, 2024
Publicado
2024-11-19

Resumo

Discute-se a elaboração do estado do conhecimento acerca dos Cursos Normais Regionais (CNR’s) no Rio Grande do Norte. O estudo mapeou a produção acadêmica sobre a história dessas instituições de formação profissional docente, observando as relações de gênero que historicamente atravessaram o preparo do magistério. A pesquisa envolveu a consulta de três repositórios institucionais e do banco de dados de Periódicos CAPES, no que tange à institucionalização dos Cursos Normais Regionais. As produções identificadas incluem teses de doutorado, dissertações de mestrado, artigos científicos e trabalhos publicados em anais de eventos acadêmicos na área da Educação. O estudo constata que ainda é lacunar a investigação sobre as relações de gênero na formação docente oferecida pelos CNRs, o que aponta para a importância de outras propostas que abordem tais aspectos, oferecendo uma contribuição significativa para o campo de estudo ainda não priorizado nas análises até o momento existentes.

Referências

  1. AMORIM, Sara. Raphaela. Machado de; NASCIMENTO, Rute. Moura de Melo do. O Curso Normal Regional de Pendências: diálogos sobre feminização do magistério (Rio Grande do Norte, 1889-1989). Communitas, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 74-88, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7105. Acesso em: 22 jul. 2024.
  2. BRASIL. Lei nº 8.529, de 2 de janeiro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Primário. Brasil. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8529-2-janeiro-1946-458442-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 12 jul. 2024.
  3. BRASIL. Lei nº 8.530, de 2 de janeiro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Normal. Brasil. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8530-2-janeiro-1946-458443-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 12 jul. 2024.
  4. BRASIL. Decreto nº 8.025, de 16 de março de 1881. O Novo Regulamento Para A Escola Normal do Município da Côrte. Rio de Janeiro 1881. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-8025-16-marco-1881-546192-publicacaooriginal-60106-pe.html. Acesso em: 12 jul. 2024.
  5. DUTRA, Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel. O Curso Normal de 1º Ciclo em Assu/RN (1951-1971). 2011. 170 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
  6. LOURO, Guacira Lopes. A emergência do gênero, In: LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ, Vozes, 1997. p. 14-36.
  7. LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, Mary (org.). História das mulheres no Brasil. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
  8. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 46, p. 201-218, dez. 2007.
  9. MAINARDES, Jefferson. A ética na pesquisa em Educação: desafios atuais. In: CARVALHO, M. V. C. de; CARVALHÊDO, J. L. P.; ARAUJO, F. A. M. Caminhos da Pós-Graduação em Educação no Nordeste do Brasil: avaliação, financiamento, redes e produção científica. Teresina: Edufpi, 2016, p. 73-82.
  10. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciencias & Saúde Coletiva, [S.l.], v. 16, n. 9, p. 3153-3160, set. 2011. Disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/analise-qualitativa-teoria-passos-e-fidedignidade/8357?id=8357. Acesso em: 22 ago. 2024.
  11. MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, [S.L.], v. 5, n. 2, p. 154-164, 13 out. 2014. EDIPUCRS. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em: 12 jul. 2024.
  12. MOROSINI, Marília Costa; NASCIMENTO, Lorena Machado do; NEZ, Egeslaine de. Estado de conhecimento: a metodologia na prática. Humanidades e Inovação, Palmas-To, v. 55, n. 8, p. 69-81, ago. 2021. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/24919/2/Estado_de_Conhecimento_a_met.pdf. Acesso em: 12 jul. 2024.
  13. NASCIMENTO, Rute Moura de Melo do, et al. O Curso Normal Regional e suas implicações no cenário Profissional de Pendências/RN (1980-1991). In: Anais do 2º Colóquio Internacional e Nacional de História da Educação Profissional [recurso eletrônico]. Natal: IFRN, 2022.
  14. SANTOS, Gillyane Dantas dos. A secular feminização do magistério e a profissionalização certificada da mulher potiguar nos cursos normais regionais (1946-1971). Orientadora: Maria Inês Sucupira Stamatto. 2022. 211f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
  15. SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, dez. 1995.
  16. SILVA, Alderir Anselmo da, et al. Breve história da criação do Curso Normal Regional de Angicos (1951). In: Anais do IV Simpósio de Educação: ressignificar o ensino para promover mudanças na aprendizagem, 19, 20 e 25 de abril de 2023 [recurso eletrônico] / Louize Gabriela Silva de Souza... [et al.] (organizadores). – Ipanguaçu, RN: IFRN, 2023.
  17. SILVA, Karla Katielle Oliveira da. O Ensino profissional do Rio Grande do Norte: indícios da ação do estado de 1908 a 1957. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1531?show=full. Acesso em: 12 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)