CURSOS NORMAIS REGIONAIS NO RIO GRANDE DO NORTE

estado e produção do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.20-10

Palavras-chave:

Cursos Normais Regionais, Profissionalização docente, Relações de gênero, Rio Grande do Norte.

Resumo

Discute-se a elaboração do estado do conhecimento acerca dos Cursos Normais Regionais (CNR’s) no Rio Grande do Norte. O estudo mapeou a produção acadêmica sobre a história dessas instituições de formação profissional docente, observando as relações de gênero que historicamente atravessaram o preparo do magistério. A pesquisa envolveu a consulta de três repositórios institucionais e do banco de dados de Periódicos CAPES, no que tange à institucionalização dos Cursos Normais Regionais. As produções identificadas incluem teses de doutorado, dissertações de mestrado, artigos científicos e trabalhos publicados em anais de eventos acadêmicos na área da Educação. O estudo constata que ainda é lacunar a investigação sobre as relações de gênero na formação docente oferecida pelos CNRs, o que aponta para a importância de outras propostas que abordem tais aspectos, oferecendo uma contribuição significativa para o campo de estudo ainda não priorizado nas análises até o momento existentes.

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Biografia do Autor

Francisca Lígia de Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC/UERN. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Licenciada em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.

Sara Raphaela Machado de Amorim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Educação – Campus Avançado de Assú – DE/CAA da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC/UERN.

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Publicado

19.11.2024

Como Citar

ARAÚJO, Francisca Lígia de; AMORIM, Sara Raphaela Machado de. CURSOS NORMAIS REGIONAIS NO RIO GRANDE DO NORTE: estado e produção do conhecimento . Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 20, p. 179–200, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.20-10. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8033. Acesso em: 2 abr. 2025.

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