O ESTÁGIO NA EJA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.16-14

Palavras-chave:

Estágio supervisionado., EJA., Educação Antirracista., Formação de professores.

Resumo

O estudo emergiu da inserção no campo de Estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Objetivou-se assim, discutir a EJA como um direito fundamental dos/as sujeitos/as marcados/as pela escolarização regular interrompida, no passo que, apresenta a iniciação à docência numa perspectiva antirracista. Metodologicamente, a pesquisa assumiu abordagem qualitativa, do tipo descritiva-analitica, com suporte em revisão bibliográfica. Para a produção dos dados, além do diário de campo, produziu-se um questionário online que contou com a participação de 23 estudantes de uma turma de Ensino Médio (EJA) da rede pública estadual de ensino do Ceará, período 2023.1. Os dados demonstraram que o perfil da EJA é múltiplo, marcado pela desigualdade de gênero, raça e classe. É um contexto desafiador, cuja retomada a escola se dá mobilizada por sonhos e perspectivas de futuro. Assim, concluiu-se que o direito à EJA é fundamental, bem como educar para as relações étnico-raciais nesse que contexto. Um compromisso de todos/as professores/as, indiscutivelmente.

Biografia do Autor

Luís Carlos Ferreira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professor Permanente do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (UNILAB) e Professor Adjunto do curso de Pedagogia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ), Mestre em Educação (UERJ) e Pedagogia (UERJ).

Tiago Morais de Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Bacharel em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB (2019) e Licenciado em Pedagogia pela mesma instituição (2023). Atualmente é mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), na Linha de Pesquisa Formação e Desenvolvimento Profissional, vinculada ao núcleo Desenvolvimento Docente, Currículo e Inovação. Integrante do Grupo de Pesquisa AMANDLA - estudo, pesquisa e extensão em Política Pública de Raça/Etnia; Gênero, Desenvolvimento e Territorialidade.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

FERREIRA, L. C. .; FREITAS, T. M. de . O ESTÁGIO NA EJA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 189–205, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.16-14. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7103. Acesso em: 9 maio. 2024.