Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Dossiê Temático

Vol. 7 Núm. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS

O ESTÁGIO NA EJA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-14
Enviado
October 13, 2023
Publicado
2023-12-14

Resumen

O estudo emergiu da inserção no campo de Estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Objetivou-se assim, discutir a EJA como um direito fundamental dos/as sujeitos/as marcados/as pela escolarização regular interrompida, no passo que, apresenta a iniciação à docência numa perspectiva antirracista. Metodologicamente, a pesquisa assumiu abordagem qualitativa, do tipo descritiva-analitica, com suporte em revisão bibliográfica. Para a produção dos dados, além do diário de campo, produziu-se um questionário online que contou com a participação de 23 estudantes de uma turma de Ensino Médio (EJA) da rede pública estadual de ensino do Ceará, período 2023.1. Os dados demonstraram que o perfil da EJA é múltiplo, marcado pela desigualdade de gênero, raça e classe. É um contexto desafiador, cuja retomada a escola se dá mobilizada por sonhos e perspectivas de futuro. Assim, concluiu-se que o direito à EJA é fundamental, bem como educar para as relações étnico-raciais nesse que contexto. Um compromisso de todos/as professores/as, indiscutivelmente.

Citas

  1. ARROYO, Miguel. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares. REVEJ@-Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, p. 1-108, 2007. Disponível em: http://mariaellytcc.pbworks.com/f/REVEJ@_0_MiguelArroyo.pdf Acesso em: 25. Jul. 2023.
  2. ANTUNES, Ricardo; BRAGA, Ruy. Infoproletários: degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009.
  3. BRASIL. Lei nº 11.645/20008, de 10 de março de 2008. Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União. Brasília, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm Acesso em: 5. jun. 2023.
  4. BRASIL. Lei nº 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso em: 5. jun. 2023.
  5. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 dez. 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 5. jun. 2023.
  6. BRENNER, Ana Karina; CARRANO, Paulo César Rodrigues. Entre o Trabalho e a Escola: cursos de vida para jovens pobres. Educação & Realidade, v. 48, p. e120417, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/wrjyvyBmV7zsWtmLgDrz8SN/ Acesso em: 25. agos. 2023.
  7. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da. In: Maria Margarida Machado. (Org.). Formação de Educadores de Jovens e Adultos (II Seminário Nacional). 1ª ed.Brasília: Secad/MEC, UNESCO, 2008, v. 1, p. 103-118.
  8. FREITAS, Tiago Morais de. OLIVEIRA, Evaldo Ribeiro de. Formação afrocentrada e descolonização curricular da educação básica: experiências pedagógicas. Revista África e Africanidades, Ano XIII – n. 36, nov. 2020. Disponível em:https://africaeafricanidades.com.br/documentos/Dossie%20Tematico%20-%20Educacao%20para%20as%20Relacoes%20Etnico-Raciais.pdf#page=143. Acesso em: 15 mai. 2023.
  9. GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2019.
  10. GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Porto Editora, 1999.
  11. KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão Includente e Inclusão Excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Demerval; SANFELICE, José Luís (orgs). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas, SP: Autores Associados, Histedbr, 2005.
  12. LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10542 Acesso em: 28 mai. 2023.
  13. PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rfe/v22n2/v22n2a04.pdf Acesso em: 05. Agos. 2023.
  14. PASSOS, Joana Célia dos; SANTOS, Carina Santiago dos. A educação das relações étnico-raciais na EJA: Entre as potencialidades e os desafios da prática pedagógica. Educação em Revista, v. 34, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/dsQgRT7Lzd7zM84DtrgB6jv/?lang=pt Acesso em: 25. Jul. 2023.
  15. STAKE, Robert. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.
  16. SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais / Tomaz Tadeu da Silva (org.). Stuart Hall, Kathryn Woodward. 15. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
  17. SILVA, Haíla Ivanilda; GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 99, n. 251, p. 205-221, 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbep/v99n251/2176-6681-rbep-99-251-205.pdf Acesso em: 15. agos. 2023.
  18. UNILAB. Projeto Pedagógico Curricular de Licenciatura em Pedagogia - Ceará. Acarape (CE), julho de 2016. Disponível em: https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/Projeto-Pedag%c3%b3gico-Curricular-do-Curso-de-Licenciatura-em-Pedagogia-Campi-Liberdade-e-Palmares.pdf?_ga=2.126000973.1515249235.1657652372-806150075.1654625849 Acesso em: 17. jun. 2023.
  19. VAILLANT, Denise; GARCÍA, Carlos Marcelo. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. UTFPR, 2012.
  20. VENTURA, Jaqueline; CARVALHO, Rosa Malena. Formação inicial de professores para a EJA. Revista Lugares de Educação, v. 3, n. 5, p. 22-36, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/16161 Acesso em: 25. Jul. 2023.
  21. VENTURA, Jaqueline. A EJA e os desafios da formação docente nas licenciaturas. Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade, v. 21, n. 37, p. 71-82, 2012. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0104-70432012000100007&script=sci_abstract Acesso em: 25. Jul. 2023.