O ESTÁGIO NA EJA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-14Keywords:
Estágio supervisionado., EJA., Educação Antirracista., Formação de professores.Abstract
O estudo emergiu da inserção no campo de Estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Objetivou-se assim, discutir a EJA como um direito fundamental dos/as sujeitos/as marcados/as pela escolarização regular interrompida, no passo que, apresenta a iniciação à docência numa perspectiva antirracista. Metodologicamente, a pesquisa assumiu abordagem qualitativa, do tipo descritiva-analitica, com suporte em revisão bibliográfica. Para a produção dos dados, além do diário de campo, produziu-se um questionário online que contou com a participação de 23 estudantes de uma turma de Ensino Médio (EJA) da rede pública estadual de ensino do Ceará, período 2023.1. Os dados demonstraram que o perfil da EJA é múltiplo, marcado pela desigualdade de gênero, raça e classe. É um contexto desafiador, cuja retomada a escola se dá mobilizada por sonhos e perspectivas de futuro. Assim, concluiu-se que o direito à EJA é fundamental, bem como educar para as relações étnico-raciais nesse que contexto. Um compromisso de todos/as professores/as, indiscutivelmente.
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