PRÁTICAS PRETAGÓGICAS MOVIMENTANDO O CURRÍCULO ESCOLAR SISTEMATIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.16-16

Palavras-chave:

Pretagogia., Experiências Pedagógicas., Currículo Afrorreferenciado.

Resumo

Este artigo apresenta algumas experiências pretagógicas que contribuíram com a prática de uma educação afrorreferenciada em escolas públicas cearenses. A educação sistematizada precisa estreitar vínculos com as comunidades para contribuir com o fortalecimento do afro pertencimento e cumprir com as disposições das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que garantem a valorização da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na Educação Básica. Para contribuir com essas reflexões e práticas, nos apropriamos do referencial teórico-metodológico da Pretagogia, que é uma pedagogia que valoriza as vozes dos sujeitos, as cosmopercepções afro, os conhecimentos ancestrais, através dos marcadores das africanidades e dos conhecimentos construídos por gerações. Embora esta proposta ainda esteja em tessitura, é importante sinalizar alguns resultados. Evidencia-se, então, a aproximação e o engajamento da escola com a comunidade, a valorização da história, memória e ancestralidade, bem como, o encantamento pela efetivação do currículo afrorreferenciado.

Biografia do Autor

Lúcia Maria da Silva, Universidade Federal do Ceará

Professora da rede municipal de ensino de Russas-CE. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE – Mestrado Acadêmico Intercâmpi em Educação - MAIE. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Cláudia de Oliveira da Silva, Universidade Federal do Ceará

Mulher quilombola, professora efetiva da Prefeitura de Caucaia, Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Autora do presente artigo coletivo.

Samuel Morais Silva, Universidade Federal do Ceará

Homem negro, educador antirracista, professor efetivo da Prefeitura de Crato, Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

SILVA, L. M. da .; SILVA, C. de O. da .; SILVA, S. M. . PRÁTICAS PRETAGÓGICAS MOVIMENTANDO O CURRÍCULO ESCOLAR SISTEMATIZADO. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 220–231, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.16-16. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7099. Acesso em: 28 abr. 2024.