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Dossiê Temático

v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS

PRÁTICAS PRETAGÓGICAS MOVIMENTANDO O CURRÍCULO ESCOLAR SISTEMATIZADO

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-16
Enviado
outubro 13, 2023
Publicado
2023-12-14

Resumo

Este artigo apresenta algumas experiências pretagógicas que contribuíram com a prática de uma educação afrorreferenciada em escolas públicas cearenses. A educação sistematizada precisa estreitar vínculos com as comunidades para contribuir com o fortalecimento do afro pertencimento e cumprir com as disposições das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que garantem a valorização da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na Educação Básica. Para contribuir com essas reflexões e práticas, nos apropriamos do referencial teórico-metodológico da Pretagogia, que é uma pedagogia que valoriza as vozes dos sujeitos, as cosmopercepções afro, os conhecimentos ancestrais, através dos marcadores das africanidades e dos conhecimentos construídos por gerações. Embora esta proposta ainda esteja em tessitura, é importante sinalizar alguns resultados. Evidencia-se, então, a aproximação e o engajamento da escola com a comunidade, a valorização da história, memória e ancestralidade, bem como, o encantamento pela efetivação do currículo afrorreferenciado.

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