Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dossiê Temático

v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS

PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-18
Enviado
outubro 13, 2023
Publicado
2023-12-14

Resumo

Este artigo é um estado do conhecimento, resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, que teve como objetivo mapear as pesquisas no Brasil que tiveram como objeto o componente curricular “Projeto de Vida” no Novo Ensino Médio. Em sua metodologia optamos pelas bases de dados da BDTD e do catálogo de teses e dissertações da Capes. Definimos os descritores; um recorte temporal de cinco anos e critérios de inclusão e exclusão. Os resultados indicam que a proposta do projeto de vida não contempla as distintas realidades sociais como pretende devido ao seu cunho neoliberal. Concluímos que o Novo Ensino Médio e o Projeto de Vida articulam sentidos de necessidade, relevância e direitos seduzindo o senso comum para suas finalidades.

Referências

  1. BALL, Stephen J.; BOWE, Richard. Subject departments and the “implementation” of National Curriculum policy: an overview of the issues. Journal of Curriculum Studies, v. 24, n. 2, p. 97-115, London, 1992.
  2. BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Trad, Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2016.
  3. BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: Uma Introdução À Teoria E Aos Métodos, 1999.
  4. CORRÊA, T. V. Atuação do “Novo Ensino Médio” no contexto educacional estadual do Rio Grande do Sul: o currículo nos contextos de produção de texto e de prática. 2023. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/URGS_ec8d0eea5e726b8672e1ca12a22961d9. Acesso em: 19 mai. 2023.
  5. FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79. Ano: Agosto de 2002.
  6. FERRETTI, C.J. Reformulações do Ensino Médio. Holos, ano 32, v.6, p.71-91, 2016. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4988. Acesso em: 10 jul. 2023.
  7. GUIMARÃES, C. S. Projetos de vida pelo ensino de História: caderno didático-pedagógico para o professor em seu diálogo com a juventude. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFS-2_9ec1a6bd4e9fd57d31754ae29a1db1d4. Acesso em: 19 mai. 2023.
  8. KRELLING, L. I. F. Novo Ensino Médio e o componente curricular projeto de vida: significações atribuídas por jovens em uma escola de Joinville/SC. 2022. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade da Região de Joinville. Joinville, 2022. Disponível em:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=12979581. Acesso em: 19 mai. 2023.
  9. LIMA, E. R. S. de.; SILVA, F. N. da; SOUSA, K. J. P. de . Políticas de currículo e signifiXação de qualidade: discursos e contextos de mobilização da BNCC . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e47303, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.7303. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7303. Acesso em: 29 ago. 2023.
  10. LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo, Cortez. 280 p, 2011.
  11. MENDES, D. F. “Projeto de vida” como componente curricular. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 2023. Disponível em:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13695788. Acesso em: 19 mai. 2023.
  12. MENDONCA, S.; FIALHO, W. C. G. Reforma do Ensino Médio: velhos problemas e novas alterações. Educ. Puc., Campinas , v. 25, ed 204626, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151939932020000100206&lng=pt&nrm. Acesso em: 10 jul. 2023. Epub 17-Jun 2020.
  13. OECHSLER, F. R. Uma análise do componente curricular projeto de vida no ensino médio a partir da ontologia fundamental de Martin Heidegger. 2023. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 2023. Disponível em:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=12708049. Acesso em: 19 mai. 2023.
  14. Oliveira, A. S. A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensada. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 8, n.28. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4374 Acesso em: 29 ago. 2023.
  15. QUEIROZ, L. M. S. A emergência do projeto de vida no ensino médio em tempo integral no Rio Grande do Norte. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2021. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFRN_1f88d90e4a1517a163d66d98e7103a2b. Acesso em: 19 mai. 2023.
  16. ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006.
  17. SANTOS, M. A. R. dos; SANTOS, C. A. F. dos; SERIQUE, N. P.; LIMA, R. R. Estado da arte: aspectos históricos e fundamentos teórico-metodológicos. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 8, p.17, p. 202–220, 2020.
  18. SANTOS, B. S. Um Discurso Sobre As Ciências. 5. Ed. - São Paulo: Editora: Cortez, Ano: 2008.
  19. SANTOS, F. M. A. V. dos. O componente curricular Projeto de Vida como experiência formativa em uma Escola Cidadã Integral no município de João Pessoa- PB. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2021. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPB_38de71185039ad5af6162409e5448dff. Acesso em: 19 mai. 2023.
  20. SILVA, A. M. M. da. SILVA, D. J. da. Currículo, multiculturalidade e saber pedagógico. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 3, n. 8, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/977 Acesso em: 29 ago. 2023.
  21. SILVA, F. V. da; BRUNET, P. D. de M. .; MOURA, T. S. de . Projeto de vida, novo ensino médio e(m) discurso no Twitter. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49148, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49148. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9148 . Acesso em: 29 ago. 2023
  22. SILVA, K. C. Projeto de vida e ensino médio: uma análise da prescrição curricular brasileira das redes de ensino dos Estados e do Distrito Federal (2017-2022). 2023. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília. Brasília, 2023. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13511062. Acesso em: 19 mai. 2023.