PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO

o estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.16-18

Palavras-chave:

Projeto de Vida., Novo Ensino Médio., Políticas Educacionais.

Resumo

Este artigo é um estado do conhecimento, resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, que teve como objetivo mapear as pesquisas no Brasil que tiveram como objeto o componente curricular “Projeto de Vida” no Novo Ensino Médio. Em sua metodologia optamos pelas bases de dados da BDTD e do catálogo de teses e dissertações da Capes. Definimos os descritores; um recorte temporal de cinco anos e critérios de inclusão e exclusão. Os resultados indicam que a proposta do projeto de vida não contempla as distintas realidades sociais como pretende devido ao seu cunho neoliberal. Concluímos que o Novo Ensino Médio e o Projeto de Vida articulam sentidos de necessidade, relevância e direitos seduzindo o senso comum para suas finalidades.

Biografia do Autor

Khadidja Karen Monteiro Assunção Torres, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/PPGE). Especialista em Alfabetização pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Coordenadora Pedagógica nos municípios de Fernando Pedroza-RN e Angicos-RN.

Heryson Raisthen Viana Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/PPGE), Bolsista de mestrado CNPq (GM). Pedagogo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2022). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Currículo e Ensino (GEPCE/FE/UERN).

Zacarias Marinho , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação -POSEDUC/UERN. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Currículo/GEPCE.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

TORRES, K. K. M. A. .; ALVES, H. R. V. .; MARINHO , Z. PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento . Communitas, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 247–259, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.16-18. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7096. Acesso em: 14 maio. 2024.