A RELAÇÃO ENTRE SEXUALIDADE, ESCOLA E SUJEITO

notas Queers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.16-8

Palavras-chave:

Queer., Intervenção conceitual., Abjeto., Políticas Educacionais.

Resumo

Este trabalho é norteado por uma intervenção conceitual em torno dos conceitos básicos quando se trata em política para população abjeta, sobretudo, ao se referir às políticas educacionais que são sequestradas no interior do próprio discurso de inclusão. Assim, busca-se trazer para o campo da reflexão filosófica os não-sujeitos, os inexistentes e, consequentemente, o que provoca náusea, o abjeto. Para tanto, extrapola-se em visitar obras clássicas que levantam o objeto em questão ao nível do esgotamento, do transbordar. Desta forma, usufrui-se de Butler (2015); Foucault (1987;1989); Louro (2001a; 2001b; 2007;2008; 2014; 2018) entre outros. Queer é tudo aquilo que nos soa estranho, porém, radicalizado ou exilado à latrina das intervenções pedagógicas e de políticas institucionais.

Biografia do Autor

Allan Henrique Bacelar da Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO; Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI; Graduado em Filosofia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão – IESMA (Faculdade Católica).

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

SILVA, A. H. B. da . A RELAÇÃO ENTRE SEXUALIDADE, ESCOLA E SUJEITO: notas Queers. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 104–117, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.16-8. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7123. Acesso em: 10 maio. 2024.