INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR:

POLÍTICAS E DESAFIOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE/UFAC

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior. Políticas de inclusão. Pessoas com deficiência.

Resumo

Nos últimos anos, após a implementação das políticas de inclusão, tem crescido significativamente o número de alunos público-alvo da Educação Especial que, por diferentes vias, consegue adentrar nas universidades. Nesse contexto se insere o presente estudo apresentando parte dos resultados obtidos na pesquisa de Mestrado em Educação “Inclusão de pessoas com deficiência na Ufac: uma análise das políticas de acesso no período de 2010–2017”. Essa pesquisa teve como principal objetivo analisar os processos seletivos realizados pela Universidade Federal do Acre que apresentam proposições que possibilitam o ingresso de pessoas com deficiência e/ou transtornos globais de desenvolvimento na Educação Superior. Os resultados indicam que há um reconhecimento de que a UFAC dispõe de uma política de inclusão ao se verificar os serviços que a Instituição disponibiliza para que este público acesse à educação superior, tenha condições de permanência e possa concluir a graduação.

Biografia do Autor

Karlene Ferreira Souza, UFAC

Professora da área de Libras do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre.

Claudia de Souza Martins Lima

Mestre em Educação, professora do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre. E-mail: claudia.martins..rj.ac@gmail.com

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Publicado

2019-06-17

Como Citar

SOUZA, K. F.; ASSEN DE CARVALHO, M. C.; MARTINS LIMA, C. de S. INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: : POLÍTICAS E DESAFIOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE/UFAC. Communitas, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 24–41, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2606. Acesso em: 28 mar. 2024.