FORMAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

o CNCA em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.21-18

Palavras-chave:

Formação continuada, Alfabetização, Políticas educacionais, CNCA

Resumo

O objetivo desta pesquisa é discutir as implicações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para alfabetização em uma escola pública de Monte Santo, Bahia. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com base na netnografia. A análise crítica realizada na Plataforma Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e a escuta a quatro colaboradoras – uma gestora escolar, duas professoras e um coordenador, visam responder a esta questão: quais as implicações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada à alfabetização em uma escola pública de Monte Santo, Bahia? O estudo, embasado nas discussões sobre alfabetização, formação continuada e políticas educacionais, evidencia que o curso disponível na Plataforma Compromisso Nacional Criança Alfabetizada não atende aos anseios formativos das professoras, a alfabetização ainda é reduzida a aquisição da leitura e da escrita e a descontinuidade dos programas educacionais provoca tensão e descrédito aos professores.

PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada. Alfabetização. Política educacionais. CNCA.

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Biografia do Autor

Sidmar da Silva Oliveira, Doutorando na Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Educação e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Graduado em Pedagogia e Especialista em Alfabetização e Letramento Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade do Sertão Baiano (FASB). Especialista em Educação do Campo e em Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Membro dos grupos de pesquisa Lingua(gem) e Crítica Cultural e Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET). Tem experiências no Ensino Superior e na criação de Aplicativos Educacionais. É professor da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Monte Santo-BA e desenvolve estudos sobre educação do campo, multisseriado, letramentos, multiletramentos, tecnologias digitais e formação continuada de professor.

Luiz Paulo Almeida Neiva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2013), mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2000), graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1977). Atualmente é Professor Adjunto da UNEB, campus Salvador. Curador da Feira Literária de Canudos- FLICAN. Co-coordenador do Projeto Canudos - uma metodologia de planejamento do desenvolvimento local sustentável, de natureza multidisciplinar, envolvendo uma equipe técnica de universidades e organizações do Estado e da sociedade civil organizada, representadas em um Fórum de Desenvolvimento Local. Diretor do Campus Avançado da UNEB em Canudos. Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural - doutorado turma multicampi de Canudos - UNEB.

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Publicado

27.03.2025

Como Citar

SIDMAR DA SILVA OLIVEIRA; ALMEIDA NEIVA, Luiz Paulo. FORMAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: o CNCA em questão. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 21, p. e8318, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.21-18. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8318. Acesso em: 24 abr. 2025.

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