FORMAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
o CNCA em questão
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.21-18Palavras-chave:
Formação continuada, Alfabetização, Políticas educacionais, CNCAResumo
O objetivo desta pesquisa é discutir as implicações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para alfabetização em uma escola pública de Monte Santo, Bahia. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com base na netnografia. A análise crítica realizada na Plataforma Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e a escuta a quatro colaboradoras – uma gestora escolar, duas professoras e um coordenador, visam responder a esta questão: quais as implicações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada à alfabetização em uma escola pública de Monte Santo, Bahia? O estudo, embasado nas discussões sobre alfabetização, formação continuada e políticas educacionais, evidencia que o curso disponível na Plataforma Compromisso Nacional Criança Alfabetizada não atende aos anseios formativos das professoras, a alfabetização ainda é reduzida a aquisição da leitura e da escrita e a descontinuidade dos programas educacionais provoca tensão e descrédito aos professores.
PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada. Alfabetização. Política educacionais. CNCA.
Downloads
Referências
ARCENIO, Cláudia Rodrigues do Carmo; AZEVEDO, Patricia Bastos de. Os sentidos da alfabetização e do letramento nos programas federais de formação de professores alfabetizadores (1990-2020). Revista Brasileira de Alfabetização | ISSN: 2446-8584 | Número 21 - 2023.
BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.
BALL, Stephen J. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 21-53.
BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson. Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
BITTENCOURT, Ricardo Luiz; CESA, Nazaré Nunes Barbosa. A Política Nacional de Alfabetização e a Base Nacional Comum Curricular: concepções em movimento. Revista Brasileira de Alfabetização | ISSN: 2446-8584 | Número 21 - 2023.
BRASIL. Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023. Institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Diário Oficial da União. Edição: 110, Seção nº 1, p. 3 | 13 de junho de 2023.
CARTAXO, Simone Regina Manosso; MIRA, Marilia Marques; GASPARIM, Rosangela. Formação de professores da educação básica: análise dos processos formativos. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 29, n. 57, p. 78-94, jan./mar. 2020.
DAVIS, Claudia Leme Ferreira et al. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros. São Paulo: FCC/DPE, 2012.
ESTEBAN, Maria Teresa; FETZNER, Andréa Rosana. A redução da escola: a avaliação externa e o aprisionamento curricular. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial, n. 1. p. 75-92, 2015.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011b.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Tradução: Lólio Lourenço de Oliveira. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023.
GATTI, Bernardete A. Perspectivas da formação de professores para o magistério na educação básica: a relação teoria e prática e o lugar das práticas. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 29, n. 57, p. 15-28, jan./mar. 2020.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.12. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Trad.: Sandra Trabuco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.
KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.
LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais neoliberais e escola: uma qualidade de educação restrita e restritiva. In: LIBÂNEO, José Carlos.; FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira. Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2018. p. 44-87.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2020.
MAGUIRE, Meg; BALL, Stephen J. Discursos da reforma educacional no Reino Unido e nos Estados Unidos e o trabalho dos professores. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 175-192.
MAINARDES, Jefferson; FERREIRA, Márcia dos Santos; TELLO, César. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teóricos-metodológicos. In: In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 143-172.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.
NÓVOA, António. A formação tem que passar por aqui: as histórias de vida no projeto prosalus. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Trad. Maria Nóvoa. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014. p. 143-175.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
RAUSCH, Rita Buzzi; SCHLINDWEIN, Luciane Maria. Formação continuada e pesquisa na escola: a prática docente em foco. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 29, n. 57, p. 95-108 jan./mar. 2020.
SARMENTO, G. Estudo introdutório: políticas públicas como instrumento para a efetividade dos direitos sociais. In: LASCOUMES, Pierre.; GALÈS, Patrick Le. Sociologia da ação pública. Maceió: Edufal, 2012. p. 9-30.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017.
SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez p. 20-45, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Communitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Communitas. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.