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Dossiê Temático

v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS

CIDADANIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NO TEMPO PRESENTE: desafios e perspectivas

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-9
Enviado
outubro 14, 2023
Publicado
2023-12-14

Resumo

Este estudo objetiva mapear e compreender como as concepções de cidadania, educação, formação de professores(as) e currículo são abordadas em artigos científicos de 2004 a 2021, a partir de categorias teóricas como cidadania, formação docente, currículo, instituição escolar. Os dados foram obtidos a partir de sete artigos, hospedados na plataforma SciELO. A pesquisa está inserida no Estado da Arte (ENS; ROMANOWSKI, 2006) e emprega a metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2021). Os resultados revelam que a cidadania centra-se no exercício de direitos, que a educação é essencial na construção de cidadãos. Outrossim, a formação docente deve ser abordada de forma crítica, reflexiva e integrada. A partir disso, o currículo deve adotar teorias críticas, visando uma escola emancipadora com estudantes ativos, críticos e participativos. Conclui-se que é necessário superar paradigmas educacionais tradicionais ligados ao pensamento escolar, ao currículo e à formação docente e adotar projetos pedagógicos que valorizem as vivências dos estudantes para formar indivíduos críticos, participativos e emancipados.

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