CIDADANIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NO TEMPO PRESENTE

desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.16-9

Palavras-chave:

Cidadania., Formação de professor., Currículo., Educação cidadã.

Resumo

Este estudo objetiva mapear e compreender como as concepções de cidadania, educação, formação de professores(as) e currículo são abordadas em artigos científicos de 2004 a 2021, a partir de categorias teóricas como cidadania, formação docente, currículo, instituição escolar. Os dados foram obtidos a partir de sete artigos, hospedados na plataforma SciELO. A pesquisa está inserida no Estado da Arte (ENS; ROMANOWSKI, 2006) e emprega a metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2021). Os resultados revelam que a cidadania centra-se no exercício de direitos, que a educação é essencial na construção de cidadãos. Outrossim, a formação docente deve ser abordada de forma crítica, reflexiva e integrada. A partir disso, o currículo deve adotar teorias críticas, visando uma escola emancipadora com estudantes ativos, críticos e participativos. Conclui-se que é necessário superar paradigmas educacionais tradicionais ligados ao pensamento escolar, ao currículo e à formação docente e adotar projetos pedagógicos que valorizem as vivências dos estudantes para formar indivíduos críticos, participativos e emancipados.

Biografia do Autor

Nilson Rodrigues Borges de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus Piripiri. Graduando em Matemática pelo IFPI, Campus Piripiri.

Pedro Alves da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Estudante de Mestrado no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), professor na Educação Básica e Superior; Secretário Municipal de Educação de Pau D´Arco do Piauí.

Joselma Ferreira Lima e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí

Professora do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Doutora em Educação (UECE). Mestre em Educação (UFPB).

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

SOUSA, N. R. B. de .; SILVA, P. A. da .; SILVA, J. F. L. e . CIDADANIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NO TEMPO PRESENTE: desafios e perspectivas. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 118–131, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.16-9. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7110. Acesso em: 28 abr. 2024.