PRODUÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA EJA
uma perspectiva formativo-colaborativa
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.20-20Palavras-chave:
Formação continuada de professores(as), Práticas pedagógicas, Necessidades formativas, Produção e democratização do conhecimento, Abordagens colaborativas e formativas.Resumo
Este estudo investiga a formação continuada e práticas pedagógicas de professores(as) na Educação de Jovens e Adultos (EJA). É orientado pela questão: Como as abordagens formativo-colaborativa entre professores(as) podem promover a produção e democratização do conhecimento na EJA e atender às necessidades de aprendizagem dos docentes e discentes? Inserido no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), objetiva analisar o impacto dessas abordagens na EJA. Utilizando metodologia mista (Mattar; Ramos, 2021), foram aplicadas oficinas e questionários semiestruturados possibilitando uma análise detalhada das percepções e necessidades de aprendizagem dos docentes. Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2020), foi empregada para análise dos discursos e práticas. A discussão teórica sustenta-se em Moura (2023), Silva (2023, 2022); Freire (2019). Os achados apontam possibilidade de construção de ambientes educacionais significativos sobre formação e prática docente, identificando lacunas nas práticas formativas e áreas que necessitam de intervenção para promover um ensino de qualidade.
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