PRODUÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA EJA

uma perspectiva formativo-colaborativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.20-20

Palavras-chave:

Formação continuada de professores(as), Práticas pedagógicas, Necessidades formativas, Produção e democratização do conhecimento, Abordagens colaborativas e formativas.

Resumo

Este estudo investiga a formação continuada e práticas pedagógicas de professores(as) na Educação de Jovens e Adultos (EJA). É orientado pela questão: Como as abordagens formativo-colaborativa entre professores(as) podem promover a produção e democratização do conhecimento na EJA e atender às necessidades de aprendizagem dos docentes e discentes? Inserido no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), objetiva analisar o impacto dessas abordagens na EJA. Utilizando metodologia mista (Mattar; Ramos, 2021), foram aplicadas oficinas e questionários semiestruturados possibilitando uma análise detalhada das percepções e necessidades de aprendizagem dos docentes. Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2020), foi empregada para análise dos discursos e  práticas. A discussão teórica sustenta-se em Moura (2023), Silva (2023, 2022); Freire (2019). Os achados apontam possibilidade de construção de ambientes educacionais significativos sobre formação e prática docente, identificando lacunas nas práticas formativas e áreas que necessitam de intervenção para promover um ensino de qualidade.

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Biografia do Autor

Joselma Ferreira Lima e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí

Professora do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Doutora em Educação (UECE). Mestre em Educação (UFPB).

Pedro Alves da Silva, Secretaria Municipal da Educação de Pau D’Arco do Piauí

Secretaria Municipal da Educação de Pau D’Arco do Piauí, Pau D’Arco, PI, Brasil. Professor da Educação Básica e Superior; Secretário Municipal de Educação de Pau D´Arco do Piauí. Mestre pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) professor na Educação Básica e Superior; Secretário Municipal de Educação de Pau D´Arco do Piauí.

Verbena Alves de Carvalho, Secretaria Municipal da Educação de Pau D’Arco do Piauí

Professor da Educação Básica. Pedagoga, professora na Educação Básica Ensino Fundamental.

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Publicado

19.11.2024

Como Citar

SILVA, Joselma Ferreira Lima e; SILVA, Pedro Alves da; CARVALHO, Verbena Alves de. PRODUÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA EJA: uma perspectiva formativo-colaborativa . Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 20, p. 376–392, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.20-20. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8046. Acesso em: 18 abr. 2025.

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