Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Demanda Contínua

v. 8 n. 20 (2024): REFLEXÕES EM TORNO DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM ATIVIDADES EDUCATIVAS

PRODUÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA EJA: uma perspectiva formativo-colaborativa

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.20-20
Enviado
outubro 21, 2024
Publicado
2024-11-19

Resumo

Este estudo investiga a formação continuada e práticas pedagógicas de professores(as) na Educação de Jovens e Adultos (EJA). É orientado pela questão: Como as abordagens formativo-colaborativa entre professores(as) podem promover a produção e democratização do conhecimento na EJA e atender às necessidades de aprendizagem dos docentes e discentes? Inserido no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), objetiva analisar o impacto dessas abordagens na EJA. Utilizando metodologia mista (Mattar; Ramos, 2021), foram aplicadas oficinas e questionários semiestruturados possibilitando uma análise detalhada das percepções e necessidades de aprendizagem dos docentes. Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2020), foi empregada para análise dos discursos e  práticas. A discussão teórica sustenta-se em Moura (2023), Silva (2023, 2022); Freire (2019). Os achados apontam possibilidade de construção de ambientes educacionais significativos sobre formação e prática docente, identificando lacunas nas práticas formativas e áreas que necessitam de intervenção para promover um ensino de qualidade.

Referências

  1. BARBIER, J. M. Formação de adultos e profissionalização: tendências e desafios. Brasília: Liber-Livro, 2013.
  2. BRASIL. Resolução CNE/CEB no 1/2021, aprovado em 25 de maio de 2021- Institui as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos à Distância. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=191091-rceb001-21&category_slug=junho-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 27 jul. 2023.
  3. BRASIL. Resolução CNE/CEB no 1/2000, de 5 de julho de 2000 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. (2000). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11 -rceb001-00&category_slug=setembro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 16 jul. 2023.
  4. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 74. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2019.
  5. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 53. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2021.
  6. JUSTO, A. M.; CAMARGO B. V. Estudos qualitativos e o uso de software para analises lexicais. In: NOVIKOFF, C.; SANTOS S. E. M.; MITHIDIERI, O. B. (Orgs.). Caderno de artigos: X SIAT e II SERPR, 2014. Duque de Caxias, RJ: UNIGRANRIO, 2014.
  7. MATTAR, J.; RAMOS, D. K. Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. São Paulo: Edições 70, 2021.
  8. MENDONÇA, C.; CORDEIRO, S. M. Didática. Maringá, Unicesumar, 2019
  9. MESSINA, G. La educación de jóvenes y adultos en América Latina. Políticas, formación y prácticas. El tiempo de la emancipación. Revista Interamericana de Educación de Jóvenes y Adultos. v. 38, n. 1, p. 109-126, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/4575/457545337007/html/index.html. Acesso em: 13 maio 2022.
  10. MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. 3. ed. Rev. e Ampl. Ijuí: Ed. Unijuí, 2020, edição e-book.
  11. MOURA, M. da G. C. Educação de Jovens e Adultos: formação, prática pedagógica e profissionalidade docente. Curitiba: Appris, 2023.
  12. SILVA, P. A. da; SILVA, J. F. L. e. Conectando saberes na formação continuada de professores(as) da EJA/PROEJA [recurso eletrônico]: integrando práticas e contextos sociais (Produto Educacional de pesquisa do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT).Teresina, PI: IFPI, 2024.
  13. SILVA, P. A. da. Formação Continuada de professores(as) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Proeja-FIC: tecituras para o currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica.(Dissertação de mestrado. Instituto Federal do Piauí - FPI, Campus Parnaíba, Curso de Mestrado Profissional em EPT, 2023
  14. SILVA, J. F. L. e. Saberes da pesquisa e aprendizagens significativas na formação continuada de professores(as). Teresina-PI: IFPI, 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)