CIDADANIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NO TEMPO PRESENTE
desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-9Keywords:
Cidadania., Formação de professor., Currículo., Educação cidadã.Abstract
Este estudo objetiva mapear e compreender como as concepções de cidadania, educação, formação de professores(as) e currículo são abordadas em artigos científicos de 2004 a 2021, a partir de categorias teóricas como cidadania, formação docente, currículo, instituição escolar. Os dados foram obtidos a partir de sete artigos, hospedados na plataforma SciELO. A pesquisa está inserida no Estado da Arte (ENS; ROMANOWSKI, 2006) e emprega a metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2021). Os resultados revelam que a cidadania centra-se no exercício de direitos, que a educação é essencial na construção de cidadãos. Outrossim, a formação docente deve ser abordada de forma crítica, reflexiva e integrada. A partir disso, o currículo deve adotar teorias críticas, visando uma escola emancipadora com estudantes ativos, críticos e participativos. Conclui-se que é necessário superar paradigmas educacionais tradicionais ligados ao pensamento escolar, ao currículo e à formação docente e adotar projetos pedagógicos que valorizem as vivências dos estudantes para formar indivíduos críticos, participativos e emancipados.
References
ARROYO, Miguel. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In: Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edição Português: 1ª Ed. Editora Edições 70, Lisboa-Portugal, Impressão e acabamento Forma Certa 2021.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos. Brasília, DF, 2000.
BRASIL. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/96
BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
BOURDIEU, Pierre. Escritos da educação. Tradução Maria Alice Nogueira; Afrânio Catani. 9.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
BYDLOWSKI, Cynthia R.; LEFEVRE, Ana M. C.; PEREIRA, Isabel M. T. B. Promoção da saúde e a formação cidadã̃: a percepção do professor sobre cidadania. Ciência & Saúde Coletiva, ano: 2011, p. 1771-1780.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
CARVALHO, José S; SESTI, Adriana P.; ANDRADE, Júlia P.; SANTOS, Luciano da S; TIBÉRIO, Wellington. Formação de professores e educação em direitos humanos e cidadania: dos conceitos às ações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 435-445, 2004.
DEMO, Pedro. Participação é conquista. São Paulo: Cortez, 1996. p. 176.
ENS, Romilda Teodora; ROMANOWSKI, Joana Pauli. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, v. 6, n.19, p. 37-50. 2006.
FIALHO, Lia Machado Fiuza.; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de Juventudes em políticas públicas: o estado da questão em pesquisas cearenses (2010-2016). Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 15, p. 163, 2020. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7457. Acesso em: 20 jul. 2021.
FREITAS, Lilliane Miranda, Encruzilhadas Teóricas: desvios necessários na formação inicial docente. Rev. Ensaio. Belo Horizonte, v.13, n.01, p.29-42. 2011.
JACOBI Pedro Roberto: Políticas sociais locais e os desafios da participação citadina. Ciências, Saúde Coletiva. v. 7, n, 3, p. 443-454, 2002.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologia e Ensino Presencial e a Distância, Série Práticas. 8ª Ed. Pedagógica, Papirus Editora, 2003, Campinas SP.
LACERDA, Caroline C; SEPEL, Lenira M. N. Percepções de professores da Educação Básica sobre as teorias do currículo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e197016, 2019.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica, 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2021.
MARSHALL, Thomas H. Cidadania e classe social. Volume I. Brasília: Senado Federal, Centro de Estudos Estratégicos, Ministério da Ciência e Tecnologia, 2002.
NASCIMENTO, Karla Angelica Silva do; FIALHO, Lia Machado Fiuza; BRANDENBURG, Cristine. Índice h5 e i10 do Google Scholar: um estudo de caso. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades -Rev. Pemo, v. 3, n. 1, p. e314204, 16 out. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4204.Acesso em: 20 jul. 2021.
PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar: democracia e qualidade de ensino. São Paulo: Ática, 2007.
SACRITÁN, José Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul Ltda., 1998.
SANTOS, Vania M.N dos; JACOBI, Pedro R. Formação de professores e cidadania: projetos escolares no estudo do ambiente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.2, p. 263-278, mai./ago. 2011.
SANTOS, Patrícia O; BISPO, Josiane dos S. OMENA, Maria L. R de A. O Ensino de Ciências Naturais e cidadania sob a ótica de professores inseridos no programa de Aceleração de Aprendizagem da EJA - Educação de Jovens e Adultos. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 411-426, 2005.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: polêmicas de nosso tempo. 40. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v.4, n.2, p.196-229, dez. 2014. Disponível em:http://www.uepg.br/formped/disciplinas/OrganizacaoTrabalho/Texto%202%20Shulman.pdf, Acesso em 19/09/2021.
VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronília B. G. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 705-718, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Communitas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.