LETRAMENTO DIGITAL

um estudo do componente curricular de Língua Inglesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Autores

  • Luiz Eduardo Guedes Conceição Instituto Federal do Acre
  • Tamara Afonso dos Santos Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.14-4

Palavras-chave:

Letramento Digital, Língua Inglesa, BNCC

Resumo

Essa pesquisa objetiva descrever como os pressupostos teóricos de letramentos digitais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Inglesa se relacionam. Considerando o papel norteador que a BNCC ocupa, é de suma importância compreender a concepção de letramento digital no referido documento para o ensino e aprendizagem de língua inglesa na contemporaneidade. Para tanto, investigamos de forma exploratória e descritiva as competências e habilidades da disciplina de Língua Inglesa que trazem a temática de letramento digital para os alunos em seu processo de ensino e aprendizagem. Assim, analisamos o documento em uma perspectiva crítica e dialógica com as teorias de multiletramento abordadas por autores como Ribeiro (2009), Rojo (2012) e Kress (2003), entre outros. Na pesquisa, concluímos que algumas competências estabelecidas para Linguagens e, especificamente, para o componente curricular de Língua Inglesa, abordam Letramento Digital dialógica e criticamente com reflexões teóricas recentes, no entanto, fazem-se necessários estudos para problematizar aspectos políticos, sociais e econômicos que influenciaram na elaboração deste documento norteador.

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Publicado

2022-08-30

Como Citar

GUEDES CONCEIÇÃO, L. E.; AFONSO DOS SANTOS, T. LETRAMENTO DIGITAL: um estudo do componente curricular de Língua Inglesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Communitas, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 48–63, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.14-4. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6188. Acesso em: 28 mar. 2024.