LETRAMENTO DIGITAL
um estudo do componente curricular de Língua Inglesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.6.14-4Keywords:
Letramento Digital, Língua Inglesa, BNCCAbstract
Essa pesquisa objetiva descrever como os pressupostos teóricos de letramentos digitais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Inglesa se relacionam. Considerando o papel norteador que a BNCC ocupa, é de suma importância compreender a concepção de letramento digital no referido documento para o ensino e aprendizagem de língua inglesa na contemporaneidade. Para tanto, investigamos de forma exploratória e descritiva as competências e habilidades da disciplina de Língua Inglesa que trazem a temática de letramento digital para os alunos em seu processo de ensino e aprendizagem. Assim, analisamos o documento em uma perspectiva crítica e dialógica com as teorias de multiletramento abordadas por autores como Ribeiro (2009), Rojo (2012) e Kress (2003), entre outros. Na pesquisa, concluímos que algumas competências estabelecidas para Linguagens e, especificamente, para o componente curricular de Língua Inglesa, abordam Letramento Digital dialógica e criticamente com reflexões teóricas recentes, no entanto, fazem-se necessários estudos para problematizar aspectos políticos, sociais e econômicos que influenciaram na elaboração deste documento norteador.
Downloads
References
BAUMAN, Zygmunt. Liquid Modernity. Cambridge: Polity Press, 2000.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educar é a base. Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular e reforma do Ensino Médio. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
BUCKINGHAM, David. Media Education: Literacy, Learning and Contemporary
Culture. Cambridge: Polity, 2003.
CETIC. TIC Educação 2019. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, 2019. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2019_coletiva_imprensa.pdf Acesso em 30 dez. 2021.
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. “Multiliteracies”: New Literacies, New Learning', Pedagogies: An International Journal, p. 164 - 195, 2009.
DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
GEE, James Paul; HAYES, Elisabeth R. Language and Learning in the Digital Age. New York: Routledge, 2011.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censos 2019. Uso de Internet, televisão e celular no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html Acesso em 30 dez. 2021
KRESS, G. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003.
RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: um tema em gêneros efêmeros. Revista da ABRALIN, v. 8, n. 1, p. 15-38, 2009.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SMITH, Anna; HULL, Glynda. Critical Literacies and Social Media: Fostering Ethical Engagement with Global Youth. In: AVILA, JuliAnna e PANDYA, Jéssica. Zacher. (Ed.) Critical Digital Literacies as Social Praxis. New York: Peter Lang, 2013.
TAYLOR, Robert S. Value Added Processes in Information Systems. Norwood: Ablex, 1986.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Communitas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.