Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

Articles

Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS

LETRAMENTO DIGITAL: um estudo do componente curricular de Língua Inglesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.6.14-4
Submitted
July 19, 2022
Published
2022-08-30

Abstract

Essa pesquisa objetiva descrever como os pressupostos teóricos de letramentos digitais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Inglesa se relacionam. Considerando o papel norteador que a BNCC ocupa, é de suma importância compreender a concepção de letramento digital no referido documento para o ensino e aprendizagem de língua inglesa na contemporaneidade. Para tanto, investigamos de forma exploratória e descritiva as competências e habilidades da disciplina de Língua Inglesa que trazem a temática de letramento digital para os alunos em seu processo de ensino e aprendizagem. Assim, analisamos o documento em uma perspectiva crítica e dialógica com as teorias de multiletramento abordadas por autores como Ribeiro (2009), Rojo (2012) e Kress (2003), entre outros. Na pesquisa, concluímos que algumas competências estabelecidas para Linguagens e, especificamente, para o componente curricular de Língua Inglesa, abordam Letramento Digital dialógica e criticamente com reflexões teóricas recentes, no entanto, fazem-se necessários estudos para problematizar aspectos políticos, sociais e econômicos que influenciaram na elaboração deste documento norteador.

References

  1. BAUMAN, Zygmunt. Liquid Modernity. Cambridge: Polity Press, 2000.
  2. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educar é a base. Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular e reforma do Ensino Médio. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
  3. BUCKINGHAM, David. Media Education: Literacy, Learning and Contemporary
  4. Culture. Cambridge: Polity, 2003.
  5. CETIC. TIC Educação 2019. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, 2019. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2019_coletiva_imprensa.pdf Acesso em 30 dez. 2021.
  6. COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. “Multiliteracies”: New Literacies, New Learning', Pedagogies: An International Journal, p. 164 - 195, 2009.
  7. DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
  8. GEE, James Paul; HAYES, Elisabeth R. Language and Learning in the Digital Age. New York: Routledge, 2011.
  9. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censos 2019. Uso de Internet, televisão e celular no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html Acesso em 30 dez. 2021
  10. KRESS, G. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003.
  11. RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: um tema em gêneros efêmeros. Revista da ABRALIN, v. 8, n. 1, p. 15-38, 2009.
  12. ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
  13. ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
  14. SMITH, Anna; HULL, Glynda. Critical Literacies and Social Media: Fostering Ethical Engagement with Global Youth. In: AVILA, JuliAnna e PANDYA, Jéssica. Zacher. (Ed.) Critical Digital Literacies as Social Praxis. New York: Peter Lang, 2013.
  15. TAYLOR, Robert S. Value Added Processes in Information Systems. Norwood: Ablex, 1986.